O mundo contábil é repleto de regras, questões legais e tributárias, normas, cálculos e obrigatoriedades. São tantos detalhes e mudanças que os contadores precisam estar continuamente estudante e se atualizando, o trabalho nunca para. Por isso, resolvemos falar sobre algo que persegue os contadores e que constantemente sofrem alterações: as obrigações acessórias.
E o que são?
O órgão que rege as obrigações tributárias em todo o país é o Código Tributário Nacional, são inúmeras normas estabelecidas dentro da lei e que são divididas em dois principais grupos:
Obrigações tributárias: pagamento do tributo em si. (Ex.: imposto, contribuição, etc.)
Obrigações Acessórias: informações e trâmites tributários que servem de base para o pagamento e cálculo do tributo, assim como sua futura fiscalização.
Dentro dessas obrigações acessórias estão diversos tipos de declarações mensais, trimestrais e anuais que os escritórios ficam responsáveis de transmitir em nome de seus clientes. É um dever administrativo para gerenciar o cumprimento da obrigação tributária e que facilitam a fiscalização.
Elas são de extrema importâncias para que as empresas continuem funcionando dentro da lei, pois a falta de declaração ou ocultamento de informações podem levar a sérias punições, como multas ou paralisações das atividades.
As obrigatoriedades que as empresas precisam declarar vão depender do enquadramento e do tipo de atividade que ela exerce. Em modo geral, muitos negócios hoje precisam declarar diversos módulos do SPED, como o eSocial ou a própria nota fiscal eletrônica, que são exemplos básicos — ainda que complexos — de obrigações acessórias.
Planejamento e Contabilidade
Identificar falhas tributárias se tornou muito mais fácil, todas as declarações são feitas por meio de portais online do Governo Federal. As informações depositadas nesses portais são cruzadas a fim de inspecionar a regularização das empresas.
Desse modo o papel do contador se torna ainda mais fundamental. Quando falamos de obrigações acessórias o planejamento e conhecimento técnico são indispensáveis.
A contabilidade tem um papel muito importante na questão tributária, ela não somente guia seus clientes aos melhores enquadramentos como é responsável pelos prazos, declarações e transmites que impedem que as empresas entre em problemas com a fisco. Tanto que no mercado existem escritórios contábeis focados em assessorar seus clientes nas declarações das obrigações acessórias.
Por isso, e importante que os contadores procurem se especializar e se manter atualizado, para fornecer aos seus clientes um serviço completo e de confiança. E você, sabe tudo de obrigações acessórias?
DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.
Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis.
O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Conteúdo original SAFEWEB
O post Obrigações Acessórias: A importância para o trabalho do contador apareceu primeiro em Jornal Contábil Brasil – Notícias do Brasil e do Mundo.
Fonte: Jornal ContábilAbertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui