O quanto a contabilidade mudou nos últimos 05 anos? Em algum momento você fez essa reflexão? A tecnologia mudou, drasticamente, o jeito de atuar do contador. Sabemos que mudanças como essas assustam e nos fazem pensar: como será a contabilidade no futuro?
Percebemos que dois conceitos estarão bem presentes o futuro contábil: UX e transformação digital.
Quer conhecer mais sobre eles? Continue a leitura que vamos te explicar.
O que é UX
O termo UX significa User Experience, ou em português, Experiência do Usuário. Ou seja, é o sentimento despertado em quem está usando um produto, serviço ou sistema. Para definir isso, claro, existem alguns quesitos a serem avaliados.
Confira quais são eles:
Utilidade — O seu serviço, produto ou sistema é útil para o cliente? Porque é melhor usar o seu serviço e não o do seu concorrente?
Facilidade de uso — A solução que você apresenta é mais fácil de usar do que a do seu concorrente? Ele resolve o problema do usuário de maneira simples?
Prazer — Aquilo que você oferece gera prazer — seja diversão, interesse, recompensa, etc. —, o que faz o usuário preferir o seu produto em detrimento do seu concorrente?
Pensar nesses questionamentos é aproximar a sua solução do formato ideal para quem vai utilizá-la.
Entenda como melhorar a experiência do seu cliente?
Sabemos que a tecnologia acaba automatizando serviços, inclusive os contábeis. Por isso, é cada vez mais necessário pensar em agregar valor aos seus serviços.
Sendo assim, proporcionar uma experiência agradável para o seu cliente é fundamental. Isto significa que, além de cumprir os prazos legais, é preciso ter um bom atendimento, com canais de comunicação claros e objetivos.
Além disso, o seu cliente, hoje, quer ir além da contabilidade básica. Ou seja, a contabilidade do futuro exige um comportamento consultivo, no qual você participe da gestão da empresa, e não apenas emita guias e cumpra obrigações contábeis.
Ofereça um atendimento de excelência
Atualmente existem muitos produtos e serviços, portanto, a fidelização de clientes é fundamental para a empresa se manter no mercado. Isso porque, um cliente fiel torna-se um defensor de sua marca e divulga suas boas experiências com outras pessoas.
Sendo assim, como sua empresa pode ter excelência em atendimento? Vamos elencar algumas dicas que farão a diferença. Confira:
- Estabeleça canais de comunicação efetivos – Para um excelente atendimento, o cliente precisa ter um canal de comunicação sempre à sua disposição. Além dos meios básicos de relacionamento, utilizar as redes sociais são uma vantagem para a empresa e para os clientes.
- Busque entender os seus clientes – A pesquisa de satisfação é uma boa ferramenta para as empresas que pretendem conhecer melhor os seus clientes. Sendo realizada periodicamente, ela fornecerá insumos para que a instituição consiga identificar os principais aspectos a serem otimizados.
- Desenvolva uma visão estratégica – Uma gestão estratégica transforma os problemas em oportunidades. Desenvolver essa habilidade permite o crescimento da organização, através do melhor aproveitamento de recursos.
- Seja ágil – A velocidade de resposta é uma demonstração efetiva do quanto o cliente é importante para sua empresa. Nem todos os clientes querem a solução de imediato, porém, todos os clientes precisam ter a certeza de que as suas solicitações serão atendidas.
- Treine os seus funcionários e estabeleça um padrão de atendimento – Ter uma equipe preparada para desenvolver um excelente atendimento é fundamental. Ela é o canal direto que a empresa tem para relacionar, encantar e fidelizar os seus clientes.
- Surpreenda – Supere as expectativas de seu cliente. Antecipe tendências e crie meios de sempre atualizá-lo acerca dos novos produtos/serviços, evidenciando os benefícios desta parceria.
A contabilidade no futuro exigirá ir além
Em determinado momento, os sistemas contábeis estarão tão automatizados que as obrigações contábeis serão entregues sem a necessidade da intervenção direta do contador. Portanto, a contabilidade do futuro exige, do contador, um perfil mais arrojado e estratégico.
Ou seja, a tecnologia possibilitará a padronização e a repetição de ações que os softwares serão capazes de fazer de forma agendada e automática.
Porém, existe algo que somente os contadores conseguirão oferecer: conhecimento estratégico.
As informações para isso já estão disponíveis. Os contadores já conhecem as rotinas, os gastos e os problemas que podem afetar o dia a dia dos seus clientes. Portanto, agora é a hora de oferecer soluções.
Qual sistema tributário escolher? É hora de investir? É preciso cortar gastos? É necessária alguma capacitação? Tente ser estratégico e ofereça serviços que vão além da emissão de guias e boletos. Seu cliente estará disposto a pagar mais, se ele sentir que você está agregando valor ao negócio dele.
Pensar no futuro e associá-lo à contabilidade significa usar a tecnologia a favor do seu trabalho e se diferenciar enquanto profissional. O futuro contábil vem junto com a transformação digital. Continue a leitura que vamos te explicar tudo.
A contabilidade no futuro passa pela transformação digital
Nos anos 90, com a popularização da informática e dos computadores, o jeito de fazer contabilidade mudou. Naquele momento, foi necessária uma mudança de mentalidade por parte dos profissionais contábeis para se adaptarem às novas tecnologias que surgiam.
Nessa perspectiva, com o advento da indústria 4.0, é necessário que os contadores se reinventem. Novamente, a mudança advém do digital. Portanto, novas ferramentas como a Internet das Coisas (IoT), e inteligência artificial podem ser bons caminhos para a contabilidade do futuro.
A transformação digital é um fato. A tecnologia é uma realidade com a qual teremos que conviver. Portanto, é o momento de usar essas ferramentas e aliá-las ao seu conhecimento para prestar novos tipos de serviço ao seu cliente.
É fundamental que os profissionais de contabilidade comecem a trabalhar de forma estratégica na gestão empresarial das empresas e, com isso, passem a contribuir para o sucesso dos seus clientes.
DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.
Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis.
O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Conteúdo original Mastermaq
O post O futuro da contabilidade: Experiência do usuário e a transformação digital apareceu primeiro em Jornal Contábil Brasil – Notícias do Brasil e do Mundo.
Fonte: Jornal ContábilAbertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui