O Refinanciamento de Veículo é um empréstimo com veículo como garantia. Ou seja, o banco te empresta dinheiro (que você usa como quiser)  e seu carro é colocado como garantia desse empréstimo, para o caso de você não pagar as prestações em dia.

Como o risco do emprestador perder dinheiro é baixa, as condições desse empréstimo costumam ser uma das melhores do mercado.

E é por isso que essa pode ser uma boa para você!

Valores e Prazos do Refinanciamento de Veículo

O valor liberado nesse empréstimo costuma ser de até 70% do valor do seu carro.

E o prazo de pagamento varia de 12 a 48 meses

O valor da parcela não pode ultrapassar 30% da sua renda (o que pode ser ainda menor se você já tiver sua renda comprometida com outras dívidas)

Vantagens do Refinanciamento de Veículo

Juros são bem mais baixos

Valores liberados podem ser altos

Prazo de pagamento mais extenso

Pode acontecer de aceitar negativados

Desvantagens e Limitações do Refinanciamento de Veículo

O veículo geralmente tem que estar quitado e no seu nome.

Quanto mais antigo o veículo, menor a chance de conseguir um empréstimo (já que o valor de revenda é menor)

Se a dívida não for paga, você vai perder o seu carro. Assim, para evitar problemas, você tem que fazer um ótimo planejamento de como vai gastar essa grana.

Quais documentos podem ser pedidos?

  • RG e CPF
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda
  • Certidão de casamento (caso seja aplicável)
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV)
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)

Onde refinanciar o meu veículo?

A maioria dos bancos e instituições financeiras realizam esse tipo de empréstimo, inclusive os grandes bancos como Itaú e Santander. Em algumas dessas instituições o refinanciamento está disponível apenas para aqueles que são correntistas, já que o pagamento das parcelas é debitado diretamente da conta.

Crédito: Refinanciamento de Veículos – O que é? Como funciona?

Em que o refinanciamento pode te ajudar

É preciso entender como fazer o refinanciamento de veículos, visto que esse recurso pode te ajudar em diversas situações. Mas antes, é importante estar ciente de que uma nova dívida será feita, e que precisará ter compromisso com os pagamentos, para não atrapalhar suas contas mensais.

O refinanciamento de veículos é indicado para casos de necessidade como:

  • Pagar dívidas com alta incidência de juros;
  • Pagar a fatura do cartão de crédito;
  • Quitar impostos;
  • Reformar a casa ou apartamento
  • Pagar a faculdade;
  • Fazer um intercâmbio;
  • Pagar a entrada de um imóvel;
  • Iniciar seu próprio negócio.

Como funciona a Alienação Fiduciária do Veículo?

Art. 66. A alienação fiduciária em garantia transfere ao credor o domínio resolúvel e a posse indireta da coisa móvel alienada, independentemente da tradição efetiva do bem, tornando-se o alienante ou devedor em possuidor direto e depositário com todas as responsabilidades e encargos que lhe incumbem de acordo com a lei civil e penal.

DECRETO-LEI Nº 911, DE 1º DE OUTUBRO DE 1969.

Traduzindo: seu carro passa a ter dois donos. O banco (“credor”) terá a posse indireta, enquanto você (“devedor”) terá a posse direta do carro. Isso estará registrado em contrato e nos documentos do seu carro. É a mesma coisa que acontece no financiamento do veículo.

Você continua usando normalmente o seu carro, nada muda. Só o que muda é que, caso você não pague o empréstimo, seu carro será leiloado para quitar a dívida restante.

E quando você pagar todo o empréstimo, o carro volta a estar apenas no seu nome.

É possível vender ou refinanciar um carro alienado?

É mais difícil acontecer, mas é possível sim. Tudo depende do seu credor (ou seja, aquele que tem a posse direta do seu veículo). Afinal de contas, de certa forma, ele também é dono do seu carro.

Assim, você tem de fazer um acordo com o banco que está lá no documento do carro alienado. Geralmente isso envolve pegar o valor da venda ou do novo refinanciamento para quitar a dívida antiga.

Ou seja: se você já achou um comprador que está disposto a pagar R$30.000 pelo seu carro, mas ainda faltam R$5.000 para quitar o refinanciamento (ou mesmo financiamento), fale com direto com o banco. Vocês podem chegar a um acordo que beneficie as 3 partes.

Já no caso de fazer um novo refinanciamento com outro banco que tenha taxas de juros mais baixas, pode haver a portabilidade de crédito entre as instituições. É mais raro, mas o “não” você já tem.

Fonte Parceiro: https://jurosbaixos.com.br/conteudo/refinanciamento-de-veiculos-o-que-e-como-funciona-onde-simular/

 

É verdade que todo MEI pode comprar carro com desconto?

O post Crédito: Refinanciamento de Veículos – O que é? Como funciona? apareceu primeiro em Jornal Contábil Brasil – Notícias do Brasil e do Mundo.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui