As linhas de batalha foram traçadas e as tropas reunidas. De um lado, está o poder combinado dos cartéis bancários, séculos de infra-estrutura financeira profundamente arraigada que os apoia. Do outro lado, estão algumas empresas de criptografia armadas com pouco mais do que um apelo apaixonado: “Abandone o sistema legado e venha se juntar a nós. Para onde vamos, você não precisará de bancos. ”É uma ligação atraente – mas alguém está atendendo?
Empréstimo de criptografia: inovação ou emulação?
A cada dois meses, surge uma nova tendência que captura polegadas da coluna e conversas criptografadas no Twitter, antes que todos passem para a próxima novidade. No mês passado, foi defi, antes dos IEOs e antes dos tokens de troca. No momento, o assunto principal é o empréstimo de criptografia e ele vem com uma pergunta intrigante: as plataformas de empréstimo de criptografia são uma solução para um problema comum ou uma solução em busca de um problema para se envolver?
Antes de tentarmos responder a isso, alguns fatos básicos: obter um empréstimo bancário para uso pessoal ou comercial é extremamente difícil, quase impossível hoje em dia. A menos que você possua propriedades com as quais possa se comprometer, terá dificuldade em obter um empréstimo e, mesmo que possua, os juros provavelmente serão exorbitantes. Longe vão os dias em que você poderia entrar no seu banco, sentar-se com o gerente e discutir os termos de um empréstimo para iniciar seu próprio negócio. Tente isso hoje, entrando casualmente na conversa que você estava planejando sua própria inicialização de criptografia, e não apenas lhe seria recusado o crédito, mas também seria possível que sua conta fosse fechada.
Essa é a suspeita com a qual o sistema financeiro legado vê criptografia. Eles se provarão errados eventualmente, na mesma época em que a última de suas veneráveis casas bancárias está sendo convertida em boates e apartamentos.
De tijolos e argamassa a código binário
Bartlomiej Wasilewski é o fundador do Marshal Lion Group , um mercado de empréstimos simbólico que fornece empréstimos não bancários para empresas e indivíduos. Ele disse ao news.Bitcoin.com: “A digitalização das finanças é inevitável, não apenas dentro do setor de criptografia, mas também de maneira mais ampla, como mostra o aumento das plataformas de microcrédito que permitem que os indivíduos emprestem capital às empresas, mantendo a supervisão de como está implantado e a capacidade de testemunhar os benefícios de seu investimento em ação e de ser remunerado por seus serviços. ” Ele acrescentou:
Dentro do espaço criptográfico, o empréstimo é mais do que simplesmente tentar espelhar os produtos encontrados no sistema financeiro tradicional. Muitas empresas de criptografia lutam para obter facilidades bancárias e, para essas entidades, ter acesso a fontes alternativas de capital, seja como um empréstimo-ponte ou para apoiar o crescimento a longo prazo, é vital.
A visão de Wasilewski está lentamente se materializando, mas o sistema bancário ferido ainda não está em plena agonia. Provavelmente levará uma década ou mais antes que as moedas digitais a tornem obsoletas. Enquanto isso, aqueles a quem foi recusado crédito por instituições financeiras estão sendo instados a recorrer a empréstimos de criptografia. Mas os protocolos e plataformas de empréstimo de criptografia estão prontos para empresas? E se sim, o que eles têm para oferecer às entidades que foram rejeitadas pelo sistema bancário?
Tudo o que os bancos podem fazer, Bitcoin pode fazer melhor
Os empréstimos de criptografia têm sido uma tendência de queima lenta este ano, antes de explodir na vida nesta semana em uma enxurrada de anúncios. Em julho, por exemplo, o Bitcoin.com fez uma parceria com a plataforma de empréstimos Cred para oferecer até 10% de participação nas participações do BCH e BTC . A plataforma de empréstimos permite que os mutuários obtenham US $ 25.000 ou mais em moeda fiduciária, em troca de ativos criptografados com garantia. Então, na segunda-feira, 26 de agosto, o news.Bitcoin.com publicou um artigo sobre o cenário cambial de troca de criptomoedas, que arriscava que mais trocas provavelmente introduziriam serviços de empréstimos em um futuro próximo. Esse futuro mostrou-se mais próximo do que se imaginava. No mesmo dia, a Binance revelou sua nova plataforma de empréstimos.
O foco de seu lançamento foi sobre os benefícios para os credores, que renderá juros anualizada de até 15% em seu BNB , USDT e ETC . Na quarta-feira, a assinatura da primeira rodada foi preenchida em menos de 20 segundos por credores ansiosos para bloquear seus ativos de criptografia. Esse feito diz algo sobre o nível de interesse em empréstimos de criptografia, mas provavelmente diz mais sobre a força da marca Binance. Também pode dizer algo sobre as maneiras decrescentes pelas quais as pessoas ganham interesse em suas participações fiduciárias: graças aos rendimentos negativos, é provável que você agora seja penalizado pela compra de títulos do governo com prazo de 30 anos.
Após o lançamento do Binance Lending, o News.Bitcoin.com conversou com o serviço de troca de criptomoedas Wirex , cujo co-fundador Dmitry Lazarichev comentou:
Tendo identificado algum interesse de nossa base de clientes, a Wirex tem explorado as opções de empréstimos criptográficos com as estruturas regulatórias existentes. Os produtos de empréstimo ao consumidor geralmente são altamente regulamentados, portanto, estamos focados em encontrar a melhor estrutura para ele.
O comentário cuidadosamente redigido por Lazarichev sugere as áreas de crescimento que estão sendo exploradas no espaço de empréstimos por projetos de criptografia. Há duas semanas, a Coinbase expressou intenção semelhante, escrevendo: “Além da custódia, estamos entusiasmados em explorar novas maneiras de monetizar e alavancar ativos de criptografia, como apostar, emprestar contra portfólios de criptografia e emprestar criptografia a contrapartes confiáveis”.
Para concluir uma semana intensa de empréstimos de criptografia, a plataforma P2P da Ethereum, Dharma, revelou hoje que estará desativando seus negócios existentes em favor da criação de uma nova plataforma que será integrada ao Compound. Com US $ 103 milhões bloqueados em seu protocolo, a Compound está dominando o jogo de empréstimos descentralizados.
Nada vem de graça nesta vida
A proliferação de produtos de empréstimo de criptografia deve ser bem-vinda, mas há algo faltando em todas essas notícias ofegantes sobre bloquear ativos de criptografia e preencher cotas de assinatura em tempo recorde: e o mutuário que não possui ativos de criptografia? Isso não os coloca na mesma situação que o homem que entra no banco com nada além de camisa nas costas e uma ideia de negócio? A resposta curta é sim. Se você não tiver criptografia para garantir, o Binance Lending não fornecerá a hora do dia. A resposta mais sutil é que atualmente estão sendo desenvolvidas ferramentas que permitirão que os produtos de criptomoedas atendam às necessidades de uma ampla gama de mutuários, incluindo aqueles que possuem reputação intangível como garantia. A partir da pontuação de crédito social da Bloom
para o surgimento de plataformas de empréstimos que permitem que ativos não convencionais (como skins e colecionáveis NFT) sejam garantidos, os empréstimos criptográficos estão evoluindo. Alguns desses produtos estão sendo criados com base nos protocolos de empréstimo existentes, como o Composto , ou no próprio Bitcoin, usando soluções de contratação inteligente da camada dois, como RSK e Echo . Também existem plataformas de microcrédito em andamento que darão às empresas que não têm acesso ao capital uma classificação de crédito.
Essencialmente, o espaço para empréstimos com criptografia parece definido para refletir a trajetória do Bitcoin:
No momento, o sistema financeiro legado, apesar de todas as suas falhas, é inevitável para a maioria das empresas e indivíduos. A qualidade e a diversidade de produtos de criptografia, incluindo serviços de empréstimo, melhoraram, no entanto, será possível existir totalmente em criptografia. Não há mais bancos, gerentes de bancos e agências de crédito para apaziguar. A criptografia pode não ser a resposta para todos os problemas do mundo, mas é uma visão melhor do que o que está atualmente em cima da mesa. Dê tempo e isso deixará o sistema financeiro em extinção na poeira.
Matéria Original: https://news.bitcoin.com
O post Plataformas de empréstimo de criptomoedas se preparam para atacar o sistema bancário apareceu primeiro em Jornal Contábil Brasil – Notícias do Brasil e do Mundo.
Fonte: Jornal Contábil