Todo mundo se sente extremamente confortável e até animado, para falar sobre as suas próprias qualidades. Mas, e quando se trata dos defeitos? Bem, não é tão fácil assim, não é mesmo?! Ainda mais se estivermos falando de uma entrevista de emprego. 

Por isso, é importante saber como lidar com essa situação, e falar de seus próprios defeitos da melhor maneira. Veja aqui as dicas que trouxemos para você saber como mencionar os seus defeitos na entrevista de emprego e se sair super bem!

Antes de tudo, é preciso ter humildade!

Algumas pessoas têm sérias dificuldades para admitir seus defeitos. É preciso ter consciência da importância de “calçar as sandálias da humildade” e admitir que há sim pontos em você que precisam de melhora. Afinal, ninguém é perfeito, certo?

Se em uma entrevista de emprego o entrevistador perceber que você não consegue falar de seus defeitos, por que você simplesmente acha que não possui nenhum, provavelmente seu nome será riscado da lista. Ninguém quer em seu time pessoas que sempre se consideram certas e/ou perfeitas. Por isso, antes de tudo, faça uma autoanalise e percebe o que é preciso melhorar em você.

Como mencionar os defeitos na entrevista de emprego

E então você está fazendo aquela entrevista de emprego pela qual batalhou tanto, quando o entrevistador pergunta quais são os seus defeitos. Você fica tenso, pois, tem medo de falar os seus defeitos e o entrevistador levar a mal e não te contratar e, ao mesmo tempo, tem medo de não falar e o entrevistador te considerar prepotente e arrogante. O que fazer então?

Vamos as dicas para mencionar os seus defeitos da melhor forma:

  • Sempre olhe nos olhos do entrevistador, inclusive na hora de mencionar aquilo que você reconhece que precisa melhorar em você;
  • Tente sempre falar do seu defeito como algo que você reconhece e pretende melhorar;
  • Fale de modo positivo do seu defeito, por exemplo: se você é uma pessoa que tem medo de falar em público, diga que você ainda está aperfeiçoando a habilidade de falar para um público muito extenso, mas que já domina falar em público para algumas pessoas;
  • Ao invés de usar adjetivos para citar seus defeitos, explique o seu comportamento em relação ao defeito. Por exemplo: se você é ansioso, prefira dizer que você gosta que as coisas aconteçam rápido, do que dizer simplesmente que é ansioso;
  • Nunca deixe de citar ao menos um defeito;
  • Diga seus defeitos com tranquilidade e humildade;
  • Se você auto identificar diversos defeitos, ainda assim, diga no máximo 3;
  • Refira-se aos seus defeitos como oportunidades de melhoria e não defeitos.

Quais defeitos são mencionados com mais frequência nas entrevistas de emprego?

Se você deseja saber quais são os defeitos mais comumente citados nas entrevistas de emprego, confira a lista que trouxemos aqui. Ela pode te ajudar a falar dos seus defeitos com mais tranquilidade, visto que muitos defeitos são bem comuns:

  • Medo de falar em público;
  • Perfeccionismo;
  • Busca por padrões elevados;
  • Excesso de organização;
  • Franqueza excessiva;
  • Ansiedade.

Vá mais tranquilo para a sua entrevista de emprego

Siga essas dicas e arrase na sua entrevista de emprego! Depois, compartilhe aqui como foi a sua experiência! E se você gostou desse conteúdo, compartilhe para ajudar outras pessoas que não sabem como mencionar os seus defeitos na entrevista de emprego. Também deixe aqui as suas dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema! Continue acompanhando o blog para mais dicas importantes para a sua carreira, como essa!

O post Entrevista de Emprego: Como mencionar os seus defeitos apareceu primeiro em Jornal Contábil Brasil – Credibilidade e Notícias 24 horas.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui