Lidar diariamente com documentos de diferentes naturezas dentro de uma empresa pode ser uma tarefa um tanto quanto desafiadora. Contrato social, de vendas e de trabalho, contas e guias de impostos são apenas alguns dos exemplos no qual é essencial um acompanhamento frequente.

Diante da complexidade dessa tarefa, buscar por métodos e soluções mais eficientes na hora de dirigir todos esses arquivos é essencial. Nesse contexto, com a chegada de tecnologias disruptivas e de novas ferramentas tecnológicas, as atividades empresariais ganham um leque de oportunidades de otimização e eficiência de processos de administração.

Como exemplo disso, vale citar a Gestão de Contratos e Documentos, uma ferramenta estratégica para a administração empresarial, uma vez que ela cria processos que garantem o controle e arquivamento adequado e de forma organizada, de acordo com sua categoria ou necessidade de manuseio.

Nesse processo de implementação de uma solução, é importante que, tanto gestores administrativos, jurídicos e financeiros, prezem por soluções adaptadas ao conceito de “paperless”, reduzindo o número de papeis físicos, mas, mesmo assim, garantindo a preservação de todos os arquivos que são essenciais para o funcionamento de uma empresa.

Com isso, além de identificar, diminuir e gerenciar os riscos, sejam eles contratuais ou externos, a companhia conta com maior apoio à governança corporativa, uma vez que, ao automatizar todo o ciclo de vida de contratos e documentos, é possível reduzir custos e tempo com a localização de cada arquivo. Essa ferramenta possibilita, ainda, otimização na organização administrativa, visto que ela pode gerenciar contratos de diferentes departamentos.

Além disso, uma vez que a solução deva contar com um controle de vigências com sistema de alerta e gestão de riscos, é possível que a companhia finalmente alcance o tão desejado compliance. Isso é possível pois, ao obter controle de todos os arquivos, de forma dinâmica e padronizada, acompanhando e gerindo todos os riscos, a empresa consegue evitar futuras autuações ou pagamento de taxas indevidas, por exemplo.

Chega de planilhas: Como o Compliance e a gestão de contratos

Como fazer uma gestão de documentos efetiva

Repensar as estruturas organizacionais de nossas empresas nunca me pareceu tão urgente, afinal para obter transparência, controle de riscos e governança corporativa – fatores essenciais para o Compliance – é imprescindível ter como principal aliado soluções que otimizem os processos cotidianos das companhias.

Para tanto, antes de decidir pela melhor solução de Gestão de Contratos e Documentos, é importante que os gestores estejam alinhados quanto aos seguintes pontos:

·         Conhecimento sobre o tempo de armazenamento de cada arquivo;

·         Realização de backups de todos os documentos;

·         Estabelecimento de uma rotina para digitalizar documentos físicos;

·         Livrar-se de todo tipo de arquivo sem informações úteis;

Por fim, é importante, sobretudo, que haja um consenso sobre a disponibilidade de inserir conceitos digitais dentro do dia a dia da organização, uma vez que essa prática é essencial não apenas para a escolha da melhor solução de gestão de contratos, mas para toda a assertividade da administração corporativa!

*Régis Lima tem mais de 16 anos de experiência em Gestão de Equipes e atuação em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais do mercado de TI.

Sobre a Lumen IT/BPO: Presente no mercado há 16 anos, a Lumen IT é uma empresa de Tecnologia da Informação (TI) especializada em soluções fiscais, que se consolidou no mercado em sua primeira década de atuação.

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Fonte: Jornal Contábil
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