O código de ética da contabilidade é um conjunto de normas que recentemente houve uma atualização. Então, conheça mais sobre o assunto, principalmente se você é um profissional da área!
Os profissionais da área de contabilidade possuem a obrigatoriedade de saber sobre o código de ética da contabilidade, poisele é uma forma de se orientar e saber sobre os princípios a serem seguidos na profissão.
Conheça também os critérios que permitem a profissão visualizar a compreensão e a responsabilidade de aplicar os valores e princípios fundamentais que permitem suas atividades dentro de uma prática saudável.
Tudo sobre o código de ética da contabilidade
A ética profissional é algo que todos precisam aplicar em seu trabalho para manter a qualidade, segurança e eficácia do serviço. Assim, ela deve estar sempre presente nos ambientes de trabalho.
Portanto, o código de ética da contabilidade divulga as resoluções sobre a conduta dos profissionais da área com seus clientes, o local de trabalho e também com a sociedade.
Dentro da estrutura conceitual estabelecida pelo código de ética da contabilidade, o seguinte deve ser aplicado:
a) a identificação de ameaças ao cumprimento dos princípios fundamentais.
b) determinar e avaliar o grau de importância das ameaças identificadas.
c) elaborar as ações e medidas de precauções que possam eliminar as ameaças ou reduzi-las a um nível aceitável – que permita o exercício profissional consciente de agir sem prejuízo da prudência e razoabilidade.
Essas são divididas em duas instâncias:
- Ressalvas criadas pela profissão, legislação ou regulamento independente.
- Ressalvas no trabalho dependente relacionado em empresas, governo ou ensino.
Assim, é importante seguir o código de ética da contabilidade e manter o respeito pelos valores éticos e a responsabilidade profissional, patrimonial e apego legal, regulatório e institucional do caso a ser tratado.
Princípios profissionais fundamentais do código de ética da contabilidade
Todo contador deve cumprir os princípios fundamentais citados abaixo:
1. Integridade.
É o honorável direito da veracidade, lealdade e respeito nas relações comerciais e na prestação de serviços profissionais e pessoais.
2. Objetividade.
É importante evitar preconceitos, conflitos de interesse ou influência indevida de terceiros que possam afetar a independência e o julgamento do profissional.
4. Concorrência.
É proteger sensivelmente a qualidade do conhecimento e da diligência no desenvolvimento de virtudes e habilidades, de acordo com as circunstâncias e atividades dos serviços contratados ou determinados por cada cliente ou entidade.
5. Confidencialidade.
É respeitar a confiança depositada na reserva das informações obtidas como resultado de relações de trabalho ou comerciais, sem afetar a transparência e a responsabilidade que possam surgir pela execução dos serviços prestados.
6. Conduta
É proceder com prudência e conhecimento em conformidade legal e regulatória para evitar qualquer ação que desacredite a profissão.
Conclusão
A ética e a responsabilidade profissional consistem em agir em favor do interesse público ou privado e estão na importância de identificar, avaliar e determinar o grau de ameaças na área financeira de uma empresa.
Também, o contador precisa aprender com a ética do código de ética da contabilidade para ter um bom relacionamento com os chefes da empresa e também com os clientes.
Dessa forma, o contador sabendo sobre o assunto poderá atuar de forma mais eficiente em sua profissão e assim, conseguir suprir de forma adequada todas as necessidades de uma empresa.
Em caso de situações na qual não cumprem a ética, o contador deve recusar ou suspender o serviço, ou quando necessário, renunciar à organização na qual pertence.
DICA: O primeiro passo para contadores
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.
Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis.
O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Conteúdo original Vers Contabilidade
O post Código de Ética da Contabilidade: Conheça apareceu primeiro em Jornal Contábil Brasil – Credibilidade e Notícias 24 horas.
Fonte: Jornal ContábilAbertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui