Há algum tempo tenho escutado as pessoas comentarem sobre cadastro positivo. O que é isso e como funciona? No meu trabalho colegas disseram que serei cadastrada automaticamente, é isso mesmo?
Paula Sauer, CFP, responde:
Que bom tocar neste assunto. O cadastro positivo é um banco de dados montado por empresas especializadas, que avaliam o risco de crédito de empresas e de pessoas físicas com base no histórico que mostra o comportamento financeiro e comercial do usuário.
O assunto voltou à pauta recentemente porque o cadastro que foi normatizado pela lei 12.414/11, de 2011, sofreu no mês de abril de 2019, por meio da lei complementar 166/19, uma alteração importante.
Agora, a adesão ao cadastro positivo, assim como ocorre no negativo – que registra os maus pagadores – é automática, desde 9 de julho.
Sem a imposição de participação, o consumidor precisava se cadastrar e autorizar a coleta das informações. O banco de dados do cadastro positivo possui aproximadamente 10 milhões de pessoas; com a nova lei que torna a adesão automática, espera-se que o banco de dados alcance 130 milhões de pessoas.
O fato de se tornar compulsório, dividiu opiniões. Para a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil, a nova lei do cadastro positivo deve tornar o acesso ao crédito mais fácil e com juros menores para os consumidores adimplentes, uma vez que a visualização do cadastro dos hábitos de pagamento do cliente dará mais precisão na análise de crédito.
Com Valor Econômico
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe { width: 600px !important; }
O post O que é o cadastro positivo e como pode melhorar minhas taxas de juros em empréstimos apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui