O empreendedor ao abrir o seu próprio negócio deve estar preparado para acompanhar todas as áreas de sua empresa. Não só para administrar melhor como também observar em qual cenário está o seu empreendimento para as tomadas de decisão.

Independente da familiaridade com a área, o empreendedor precisa lidar com todos os departamentos a fim de evitar falhas e erros.

O setor contábil é um deles. Há empresários que dispõem de habilidades para estratégias, planejamento até mesmo vendas, mas deixam de lado a questão financeira. Um erro. Pois, esta área impacta diretamente no crescimento da organização. Uma vez que haja erros no processo todos os resultados podem ser afetados negativamente.

Por isso, muitas empresas contam com o profissional de contabilidade: o contador, para assegurar  a saúde financeira do negócio.

O papel do contador

Este profissional é fundamental para  as responsabilidades financeiras da empresa. Ele realiza tarefas essenciais para o financeiro do negócio, desde questões tributárias, abertura de empresa, pagamentos de impostos, tributos até elaboração de documentos de origem contábil.

Mesmo que grande parte das atribuições fiscais sejam compromisso do contador, é preciso que o empreendedor entenda que é necessário parceria entre ambos para que haja o crescimento do negócio.

O contador  tem suas responsabilidades, porém quem responde pelos erros contábeis é você empreendedor. Por isso, fique sempre atento a gestão financeira e contábil de sua empresa.

7 erros de contabilidade que podem prejudicar as empresas

Vantagens do contador

Com o apoio do contador sua empresa terá muitas vantagens como:

  • Desburocratização de processos;
  • Atividades contábeis a curto prazo;
  • Identificação de oportunidades de crescimento para a empresa;
  • Impostos em dia;
  • e avaliação de riscos e perdas do negócio.

Não se atentar a contabilidade do seu negócio, assim como um bom contador pode ser um “tiro no pé” e claro erros e falhas que podem ser irreversíveis para o desempenho de sua empresa.


Mas a seguir, vamos listar sete erros que podem prejudicar o seu negócio, a fim de você evitá-los e não cometer em sua organização.

1# – Desorganização dos documentos fiscais

A organização faz parte do processo de qualquer área da empresa, não só na contabilidade. Os documentos contábeis devem estar organizados para melhor controle, assim evita-se duplicidades e possíveis erros. Todas as informações declaradas pela contabilidade precisam ser comprovadas diante dos órgãos competentes. Por isso, se for necessário conferir algum dado ou número que não está batendo, os documentos organizados facilitam o processo. Além disso, é importante para comprovar a veracidade daquilo que foi declarado. Com isso, evita-se multas para o estabelecimento.

2# – Não emitir documentos fiscais

Não emitir nota fiscal não é só um erro como é também crime, conhecido como sonegação de impostos. Quem não emite estes documentos fiscais não retêm impostos, assim como não comprova a venda de produtos ou serviços.


Ou seja, a empresa que não emite notas fiscais está na ilegalidade. Por isso, é preciso emitir nota fiscal de acordo com as necessidades do seu estabelecimento, pois há alguns modelos disponíveis como:

Além disso, outros erros comum podem ocorrer na hora de emitir notas fiscais como: cálculo incorreto da alíquota, o não armazenamento dos XMLs das notas entre outros.


Ao emitir este cupom fiscal você paga os impostos e consegue ter maior visualização do financeiro de seu negócio.

Para emitir esses documentos fiscais, conte com um emissor fiscal gratuito de nota fiscal que garante maior produtividade e rapidez no seu processo contábil.

3# – Erros nos cálculos

Errar é humano e todos nós estamos suscetíveis a erros, porém errar algum cálculo pode trazer grandes problemas na saúde financeira da organização. Atualizar os livros contábeis sem atenção ou rapidamente pode ocasionar erros, mesmo que haja soluções automáticas que ajudem no processo.

Por isso, fique atento na hora de realizar pagamentos, de atualizar o fluxo de caixa ou até mesmo o livro contábil.

4# Acreditar que só a tecnologia é a solução

Hoje em dia com os softwares de alta performance, a diminuição de erros e falhas aumentaram, não só isso como a facilidade de agilizar os processos operacionais. O uso de tecnologias não é mais um atributo para a empresa se destacar no mercado, mas sim um requisito fundamental para a sua sobrevivência.



A tecnologia não é apenas o que irá diminuir os erros, pois se ela não for usada de maneira correta não haverá a resolução das falhas. Mas antes de tudo é preciso identificar quais são as necessidades do negócio para que você empreendedor possa escolher a melhor tecnologia para o seu estabelecimento. Se o seu negócio é um pequeno empreendimento não há o porquê de investir em grandes sistemas financeiros, pois é possível usar um software que ofereça relatórios e demonstrativos financeiros simples que possibilita a visualização do desenvolvimento da empresa.  – Veja como a MarketUP pode contribuir no dia a dia do financeiro de sua empresa com um erp totalmente grátis com ferramentas com relatórios e emissor de notas fiscais gratuito. –

Os sistemas de gestão aumentam a produtividade do contador além de trazer mais segurança no trato das informações, assim como inúmeras vantagens ao setor já que essas plataformas agilizam as rotinas operacionais como:

  • conciliação bancária;
  • relatórios personalizados;
  • integração com setor de vendas;
  • aplicação de normas contábeis entre outros.

#5 – Esquecer dos lançamentos e conciliações

Devido a correria do dia a dia a não atualização dos lançamentos e conciliações é um erro contábil frequente que por sinal é muito ruim para o negócio.

Dados desatualizações e a falta dessas informações pode impactar negativamente nas tomadas de decisões da empresa que precisam de relatórios e demonstrativos em dia.


A organização pode estar passando por uma crise financeira, fluxo de caixa no vermelho sem saber. E isso dificulta o pagamento de contas, pagamento de funcionários até a reposição de produtos para o estoque .


Não só isso, mas a probabilidade de realizar cálculos errados também aumentam. Portanto, passar meses sem atualizar os dados mostra desorganização da empresa, assim como pode resultar em outros problemas como saldo negativo e até faturas não pagas que podem passar despercebidas.

#6 –  Não usar os relatórios

Cuidar da contabilidade não é apenas regularizar as burocracias, inserir dados financeiros ou saber se a empresa possui capital ou não. Trata-se de uma área que lida com estratégias a fim de gerar resultados positivos para empresa. Por isso, acompanhar relatórios a partir desses dados é fundamental.



Assim é possível identificar se os clientes estão pagando, vendas do dia, contas que estão pagas e as que precisam pagar tornando mais fácil a visualização do fluxo de caixa.

#7-  Confundir as finanças empresariais com as pessoais

Um erro comum de muitos empreendedores é misturar as contas da empresa com as pessoais. E isso pode ser fatal para a sobrevivência do negócio, pois assim você empreendedor pode perder o controle das contas do seu negócio.  Além disso, usar o capital do negócio para fins pessoais interfere diretamente no fluxo de caixa da empresa e assim fica mais difícil entender qual é o faturamento do estabelecimento. Além do mais você pode estar usando o dinheiro que poderia ser revertido em ações para o próprio negócio como a aquisição de algo novo, estoque ou até mesmo  nas instalações do seu estabelecimento.



DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!



POR: Tainá Almeida via MarketUP

.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe { width: 600px !important; }

O post 7 erros de contabilidade que podem prejudicar as empresas apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui