Para manter uma boa administração em qualquer empresa, é fundamental fazer uma boa gestão de seus documentos. Contratos, registros, recibos, entre outros itens, têm grande relevância para sua tomada de decisão, além de prestar contas para o governo. Sendo assim, você deve ter muita atenção com o prazo de guarda de documentos fiscais e contábeis para que eles não percam a validade.

Como você já deve saber, vários documentos empresariais apresentam um prazo máximo de efetividade. A partir de determinada data, eles não podem mais ser usados para fins de fiscalização ou confirmação legal. Se você quiser evitar certos problemas, precisa ter esses prazos sempre em mente.

Quer entender melhor como funciona o prazo de guarda de documentos fiscais e contábeis? Então, acompanhe.

Prazos de guarda para cada documento

A grande maioria dos documentos que você utiliza na sua empresa tem um prazo de 5 anos. Isso significa que, a cada 5 anos, você terá que renovar boa parte de sua documentação fiscal e contábil, ou arquivá-la.

Porém, existem vários documentos que têm prazos diferentes ou que são vitalícios, de acordo com sua categoria. Veja aqui alguns exemplos de documentos fiscais com prazos diferenciados.

Por quanto tempo deve se guardar documentos fiscais e contábeis?

Trabalhistas e previdenciários

A maioria dos itens aqui segue a regra geral dos 5 anos, mas alguns têm prazo bem mais longo. É o caso do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que traz o prazo de 36 anos. Já o Comunicado de Aviso Prévio, por outro lado, tem apenas 2 anos de validade.

Comerciais e fiscais

Nessa categoria, predominam muito mais documentos com o prazo padrão de 5 anos. As exceções são principalmente os documentos relativos a contratos de seguros pessoais, previdenciários privados e títulos de capitalização, que ficam na faixa de 20 anos de validade.

Tributários

A categoria inclui principalmente notas fiscais, recibos e comprovantes de impostos. Felizmente, todos eles seguem o prazo geral, sendo válidos por até 5 anos. Sendo assim, você deve ter um pouco mais de facilidade para gerenciar os documentos dessa categoria e agendar qualquer renovação ou nova emissão.

O que fazer em caso de perda dos documentos?

Seja por erros no arquivamento ou perda do prazo de guarda de documentos fiscais e contábeis, não é impossível que alguns documentos sejam perdidos. Naturalmente, você precisa encontrar uma forma de remediar a situação para evitar futuras dificuldades com os órgãos fiscais e na gestão da empresa.

No geral, caso um registro seja perdido, é necessário entrar em contato com os órgãos de registro competentes, fazendo um registro do ocorrido e do que causou a perda. Durante o processo, você enviará dados detalhados sobre o que deveria constar nesses documentos. Depois de concluir todo o processo, são emitidos novos documentos para substituir aqueles que foram perdidos, garantindo que os novos também tenham validade fiscal.

Com essas informações, sua empresa já está mais preparada para administrar o prazo de guarda de documentos fiscais e contábeis. Atente a esses valores e lembre-se de agendar as renovações necessárias ao longo do tempo.



DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!



Conteúdo original DIGISAN

.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe { width: 600px !important; }

O post Por quanto tempo deve se guardar documentos fiscais e contábeis? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui