Nos últimos três anos o futuro das agências é um tema que tem gerado intensas discussões. O que não resta dúvidas é a necessidade de transformação. A consultoria para agências de publicidade é um trabalho que tem apontado direcionamentos eficientes em comunicação e gestão, combinações do futuro para qualquer agência que deseja permanecer ativa no mundo VUCA.
Confira a seguir as reflexões da Plano Consultoria Empresarial sobre os principais desafios enfrentados pelas gigantes do mundo inteiro e quais são as saídas apresentadas pelo serviço de consultoria para agências de publicidade.
A palavra da vez é: GESTÃO!
As empresas de consultoria empresarial, como a americana Accenture, por exemplo, já compreenderam a necessidade de unir o conhecimento sobre gestão estratégica no modelo de negócio na agência de publicidade. Será fundamental entender sobre modelagem, reestruturação financeira e contar com métodos ágeis na mensuração dos resultados.
Ao obterem o conhecimento necessário sobre gestão as agências irão compreender que muitas vezes o seu cliente necessita para além de uma proposta de publicidade, da reformulação interna de estratégias para que a campanha possa repercutir em resultados satisfatórios.
Convergência = publicidade atua em conjunto com consultorias financeiras
Um exemplo de agência que está adotando a pegada de gestão é a REF que lançou recentemente um departamento de consultoria estratégica para gerenciar projetos de comunicação em parceria com outras empresas focadas em gestão financeira.
Devido a forte necessidade do cliente de acompanhar os resultados e retorno financeiro da campanha, a REF desenvolveu essa parceria a fim de disponibilizar um serviço completo que inclui a contabilização e o retorno de todo o valor investido.
Foco na experiência!
A experiência do cliente substituiu o glamour das propagandas de publicidade que repercutiram por bastante tempo. O que o consumidor considera sobre o produto e o seu comportamento, seja na vida pessoal, profissional e sob o viés socioeconômico, são informações valiosas para as agências de publicidade.
Com o Big Data e a maior facilidade de obter esses tipos de dados, já existem agências de publicidade investindo na criação de metodologias para proporcionar a experiência digital sobre serviços e operações.
As agências devem atender às seguintes demandas:
- Ouvir;
- Propor novas estratégias;
- Enxergar sob a óptica do cliente da agência;
- Enxergar sob a óptica do cliente da empresa que contrata a agência;
- Ordenar informações;
- Solução tomada a partir da integração dessas perspectivas ;
- Mensurar resultados.
Colaboração – adeus aos sistemas rígidos
Por trás de todo visual ‘descolado’ das agências observamos que ainda existe muita rigidez e burocratização. Será fundamental na consultoria para agências de publicidade resgatarmos a inteligência colaborativa e desconstruir ambientes engessados, que travam e inviabilizam a fluidez do trabalho.
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Fonte: Jornal Contábil
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