Criada como um negócio familiar no interior de São Paulo, a Magazine Luiza é hoje uma das maiores redes de varejo no Brasil, contando com mais de 700 lojas e um dos maiores e-commerce do País. E por trás de todo esse sucesso está o esforço e dedicação de Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora da loja, Luiza Donato, e hoje presidente do grupo Magazine Luiza.

Com mente disruptiva, Luiza Trajano conseguiu transformar uma pequena loja em Franca, SP, em uma rede nacional de varejo com foco em inovação digital. Seu empenho em modernizar a empresa foi tanto que a empreendedora recebeu o prêmio Hall of Fame em 2018, um dos maiores troféus mundiais do segmento de varejo. Além disso, a rede também já está presente na Bolsa de Valores desde 2011.

“Eu provei que uma mulher do interior pode vencer sem abrir mão dos seus valores e princípios”, disse Luiza em palestra no evento Day1, da Endeavor.

Confira a seguir 7 dicas que essa empreendedora de mão cheia tem para ensinar.

1. Não tenha medo de errar

Para Luiza Trajano, um bom empreendedor é aquele que não desanima frente aos erros e fracassos. Ao invés de se abater com falhas cometidas, o empreendedor deve tirar novos ensinamentos dos erros e, claro, evitar cometê-los de novo. A presidente da Magazine Luiza também lembra que o empresário deve aprender a conviver com os erros, porque eles serão constantes na vida.

“Eu não tenho o compromisso de acertar sempre, eu tenho o compromisso de não errar a mesma coisa duas vezes”, diz Luiza em entrevista a Globo News.

2. Preste atenção no fluxo de caixa

Tanto no evento Day 1, da Endeavor, como em entrevista a Globo News, Luiza ressalta a importância do fluxo de caixa para a sobrevivência de uma empresa. Ela lembra que o cuidado com o fluxo de caixa deve ser sempre uma preocupação para o empreendedor. Durante a palestra no Day 1, ela até recomenda que as pessoas procurem os cursos do Sebrae sobre o tema, como este linkado, para entenderem melhor do assunto.

“O fluxo de caixa é aquilo que você tem para receber e o que você tem para pagar. Você tem que ter cautela com ele sempre! Fluxo de caixa quebra uma empresa!”, afirma Luiza.

3. Inove sempre

Os 68 anos de idade não impedem Luiza Trajano de estar sempre antenada em novas tecnologias e soluções. Para ela, é necessário que o empreendedor esteja atualizado e aberto a inovações para conseguir pensar fora da caixa. Um exemplo desta mente disruptiva de Luiza é a loja eletrônica da Magazine Luiza. No ano de sua fundação, 1991, poucas pessoas enxergavam o potencial da internet e tentaram convencer Luiza a deixar a ideia de lado. Mas ela seguiu em frente com o que acreditava e hoje coordena um dos maiores e-commerce do País.

4. Valorize as pessoas

Como Luiza comenta no Day 1, o slogan da Magazine Luiza é “Pessoas em primeiro lugar”. E a empresária parece levar esse lema a sério. Do vendedor ao CEO da Magazine, Luiza procura entender a necessidade de cada funcionário e busca sempre aprender algo novo com seus colaboradores.

“O que vai diferenciar sua empresa é atendimento e inovação. Eu sou focada nessas duas coisas. E sem pessoas nós não vamos ter inovação e não vamos ter atendimento”, diz a presidente do conselho administrativo do Magazine Luiza.

5. Faça perguntas

Um bom empreendedor não leva dúvidas para casa. É isso que pensa Luiza Trajano: a presidente do grupo Magazine Luiza reconhece que ainda deve aprender muito com seus funcionários, que têm tanto para lhe ensinar. Luiza lembra que o empreendedor deve aproveitar o potencial de seus funcionários e clientes para aprender o máximo possível com eles. “Não interessa a sua posição, você tem que perguntar, você tem que acumular tanto conhecimento quanto for possível”, diz Luiza.

6. Não reclame das dificuldades

Pensamentos negativos não entram na cabeça de Luiza Trajano. Além de buscar sempre soluções para os problemas que aparecem, a presidente do grupo Magazine Luiza diz que não reclama quando tudo parece estar mal. Pelo contrário: aproveita as dificuldades para inovar. Na crise de 2015, por exemplo, ela percebeu que seriam tempos difíceis para o varejo. No entanto, para tentar driblar a crise, ela fez com que todos os funcionários focassem nas vendas da rede.

O esforço trouxe resultados. “De 2016 a 2017, foi o ano que o Magazine mais cresceu; foi o maior lucro na maior crise. Todos passaram a ser vendedores aqui dentro”, comenta Luiza Trajano em entrevista a Globo News.

7. Faça propagandas

Para Luiza, de nada adianta gastar rios de dinheiro com a criação de um ponto físico, por exemplo, se você não destinar parte do orçamento da empresa para divulgar sua marca. A presidente do grupo Magazine Luiza fala que a propaganda é essencial para fazer uma empresa acontecer.

“O que eu sou muito preocupada é com a comunicação. Tem gente que monta um negócio, não avisa que montou e ainda fala que não gasta com comunicação! Aí não adianta nada!”, diz Luiza.

Fonte Parceiro: https://www.azulis.com.br/artigo/7-dicas-de-empreendedorismo-de-luiza-trajano

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Fonte: Jornal Contábil
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