A gestão de recebíveis deve ocupar um dos lugares mais importantes entre os processos financeiros de qualquer empresa. Isso porque a certeza da receita alimenta a previsão do fluxo de caixa e possibilita melhor desempenho do negócio.
Não importa o tamanho da empresa, gerenciar bem a carteira e elaborar políticas claras de cobrança são estratégias diferenciadas que aumentam o controle e a segurança da gestão. Além disso, empresas que demonstram habilidades para a recuperação de crédito se tornam referência confiável de mercado.
O objetivo deste post é falar sobre a importância que a gestão de recebíveis tem para a empresa e apresentar as melhores práticas a fim de assegurar um bom capital de giro e reflexo positivo no caixa. Sem dinheiro, dificilmente haverá chances de prosperidade do negócio.
A importância de uma boa gestão de recebíveis
Uma venda só pode ser considerada como finalizada e bem-sucedida depois que o valor correspondente entrar no caixa da empresa. Até lá, muito passos devem ser dados para manter a receita — sem afetar o bom relacionamento com o cliente.
Embora o cliente saiba da responsabilidade de efetuar o pagamento em dia e que seu comportamento interfere — positiva ou negativamente — na saúde financeira da empresa, é possível que, em algum momento, durante o tempo de vida, ele adote um comportamento diferente, com tendência a ser inadimplente.
O pagamento por recorrência — por assinaturas — é um novo modelo de negócios que caiu nas graças dos clientes. Pagar uma mensalidade e ter acesso contínuo aos serviços é uma comodidade que facilita bem a vida, mas que também traz os riscos da inadimplência.
Antecipar esse cenário e adotar medidas preventivas forma todo o conceito da gestão de recebíveis que você e toda a equipe financeira precisam para estabelecer os critérios que vão conduzir os meios de abordagem para recebimento.
Boas práticas para uma gestão de recebíveis eficiente
O planejamento e a organização são essenciais em qualquer departamento, mas no financeiro essas características são mais visíveis e necessárias, pois a empresa inteira depende de uma movimentação de caixa saudável para funcionar adequadamente.
Veja algumas práticas que você pode implementar na rotina de trabalho do departamento financeiro e, assim, tornar a gestão de recebíveis uma das mais fortes aliadas do negócio.
Acompanhamento mensal dos recebíveis
Todas as vendas que geram mensalidades devem ter um acompanhamento sistemático para que nenhuma fatura fique em aberto e cause transtorno — tanto para a empresa que não recebeu o valor, quanto para o cliente que será cobrado posteriormente com juros e multa.
A conciliação financeira é uma prática que demanda total atenção para evitar esse tipo de situação. Como se trata de um confronto entre os títulos em aberto e os títulos quitados, dificilmente uma mensalidade passará despercebida se a conciliação estiver em dia.
Atenção à taxa de retenção
Ter clientes é bom e ter um número grande de clientes é melhor ainda, mas esse cenário não deve ser mantido a qualquer custo. A retenção de clientes merece uma atenção especial, pois eles são o real motivo de existência de uma empresa.
Sem clientes é impossível manter, fomentar e expandir qualquer negócio. O relacionamento com o cliente determina o tom das cobranças para mantê-lo ativo e adimplente na empresa.
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Fique de olho na taxa de retenção e se sentir queda brusca no volume de clientes pode ser um sinal de aplicação inadequada das alternativas para pagamento ou falhas no acompanhamento da jornada do cliente — o que vai afetar o relacionamento a ponto de ele desistir do vínculo.
Oferta de vantagens para pagamentos adiantados
Dentre muitas alternativas que você pode utilizar está a de oferecer condições de adiantamento da mensalidade aos clientes. Mas nenhum cliente pagará antecipado se não perceber que de fato está aderindo a uma oferta vantajosa.
Planeje bem o que você pode oferecer ao cliente. De descontos a serviços adicionais, é importante analisar se as medidas adotadas serão mesmo boas para ambas as partes.
Controle da inadimplência
Você sabe quais são os seus clientes que pagam em dia e aqueles que estão sempre em atraso nas mensalidades? O controle da inadimplência começa por essa identificação e facilita a criação das políticas de cobrança recorrente.
Clientes que pagam em dia devem ter um tratamento diferenciado e, para isso, separar “o joio do trigo” na avaliação comportamental de cada um vai, além de gerar um relatório de inadimplentes, fornecer dados sobre todos os que fazem questão de manter o pagamento em dia.
Utilização de plataformas que auxiliam no pagamento dos clientes
Já que estamos falando de recebíveis e inadimplência, se você deseja que seus clientes efetuem o pagamento em dia, dê a eles recursos diversos para isso. Muitas vezes um cliente se torna inadimplente por não contar com um meio de pagamento diferente do que ele faz habitualmente.
Por exemplo, se um cliente pagar mensalmente por boleto bancário e em um determinado mês não dispor do dinheiro para pagamento, poderia optar pelo cartão de crédito e assim ganhar pelo menos 30 dias na fatura — o que o deixaria aliviado e livre da cobrança de juros e multa.
As plataformas de pagamento online oferecem uma gama de serviços e recursos que vão ajudar a empresa no controle completo da carteira de cliente. Além das soluções operacionais de pagamento, são alimentadas diariamente e podem fornecer relatórios e dados para aplicação de métricas importantes.
As soluções inteligentes que as plataformas desenvolvem vão de encontro ao perfil de cada empresa e à perspectiva sobre o mercado, a concorrência e as próprias atividades internas.
Se houver integração entre os departamentos, todos os processos serão ainda mais transparentes e ágeis, fazendo da experiência do cliente algo tão agradável que ele terá prazer de pagar em dia só para não perder o benefício de um atendimento personalizado.
A empresa não deve atribuir os ganhos somente ao montante financeiro visualizado no saldo bancário, mas em toda a trajetória do relacionamento com o cliente e nos processos financeiros internos que estimulam a adimplência favorecendo o controle.
A gestão de recebíveis não será complexa se você adotar e seguir as práticas que trouxemos neste post. Todo cliente sério e engajado compreende a necessidade de capital dentro de uma empresa para oferecer melhoria contínua. Por isso, não tenha medo de fazer cobranças, desde que se tenha a certeza do débito.
Se você curtiu o artigo e tem ideias que podem contribuir para melhorar as práticas de cobranças e gestão de recebíveis, que tal deixar um comentário neste post para que todos os leitores saibam o que você pensa sobre o assunto?
Por Paulo Fagotti
Paulo Fagotti, é gerente de marketing da iugu, plataforma de automação de pagamentos online. Profissional formado e pós-graduado em marketing, com mais de treze anos de experiência na área, sendo 9 anos em posição de liderança. Passou por diversas empresas do segmento financeiro, como Bolsa de Valores, Bancos e Corretoras de Investimentos.
Parceiro: IUGU
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Fonte: Jornal Contábil
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