Ter um departamento pessoal eficiente está diretamente relacionado à ter um bom sistema de controle de ponto. Sabe o porquê?

Esse departamento pode ser considerado como parte integrante da estrutura organizacional de todas as empresas, principalmente pelo fato de que é especializado na gestão dos funcionários, e responsável por lidar com questões burocráticas envolvendo os colaboradores.

Isso envolve tarefas como: contratação; demissão; gestão da folha de pagamentos; férias; controle de jornada de trabalho; faltas; férias; lançamento de atestados e muito mais.

E qual a relação desse departamento com o controle de ponto? Simples: é a partir de um bom sistema de controle de ponto que sua empresa saberá se o colaborador está cumprindo com a jornada estabelecida, e é somente com essas informações que o DP conseguirá realizar todas as tarefas que mencionei acima sem erros.

Com um departamento pessoal bem gerido, a rotina da sua empresa será muito mais otimizada, e seu negócio terá uma séries de benefícios. Para que você entenda melhor o que estou dizendo, quero começar explicando mais sobre as funções desse departamento.

Funções do departamento pessoal

Além de lidar principalmente com questões burocráticas dos funcionários como as que eu citei na introdução, o departamento pessoal também é responsável por intermediar o contato da empresa com órgãos públicos, fazendo a emissão de guias e declarações importantes para garantir que a organização esteja funcionando dentro da lei.

Toda empresa possui uma grande quantidade de documentos e informações que precisam estar em ordem, e ter uma boa organização desses documentos é fundamental para que as empresas consigam otimizar sua rotina, e para que esse departamento consiga gerenciar todos os dados dos colaboradores.

Com o passar dos anos, o DP sofreu uma série de mudanças em sua forma de agir, e isso foi causado principalmente pelos avanços tecnológicos, que proporcionaram o surgimento de diversos sistemas e ferramentas que facilitaram e otimizaram a realização dessas tarefas.

Uma dessas mudanças foi a descentralização da gestão de pessoal. Esse método tem o objetivo de permitir que os próprios funcionários executem funções que antes eram somente feitas pelo DP, fazendo com que eles tenham mais autonomia na realização dessas tarefas com o objetivo de otimizar o processo de produção da empresa.

Como exemplo disso, podemos citar a folha de ponto, que foi uma das grandes beneficiadas com essa metodologia a partir do uso de um bom controle de ponto. Confira o próximo tópico para entender mais sobre isso!

Como ter um controle de ponto irá ajudar o DP

A folha de ponto é um documento em que os funcionários de uma empresa registram os seus horários de trabalho, ela serve para que a organização possa ter um controle da frequência de seus colaboradores.

Antigamente, o departamento pessoal era o responsável por conferir o controle de frequência dos colaboradores, já que ele interferia na folha de pagamento de cada um. Mas com uma gestão descentralizada, essa tarefa ficou muito mais rápida, uma vez que os próprios funcionários podem realizar a conferência de suas folhas e enviar as correções ou considerações para seus gestores.

Ter um sistema que permita que os colaboradores registrem seus horários e realizem as correções necessárias irá facilitar muito a rotina do seu departamento pessoal, e para que isso aconteça, sua empresa precisa ter um bom controle de ponto.

Um sistema como esse irá permitir não só que a sua relação com os colaboradores seja mais transparente, como também irá otimizar a gestão de pessoas e diminuir a chance de erros e fraudes.

Mas além disso, com um bom controle de ponto, sua empresa poderá ter: maior assertividade no controle dos horários; ter mais facilidade em visualizar relatórios gerenciais; e reduzirá os riscos de ser alvo de processos trabalhistas envolvendo esse mau gerenciamento.

Hoje em dia existem diversos sistemas modernos que permitem o controle de jornada dos funcionários de forma muito mais simples e eficiente. Continue lendo para saber quais são.

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Melhores sistemas de controle de ponto disponíveis

Antigamente, os sistemas de controle de ponto manual e mecânico eram os mais usados pelas instituições. Porém, eles eram muito suscetíveis à erros e fraudes, além de exigirem um certo custo de manutenção.

A primeira forma que encontraram para mudar esse cenário foi com a criação da portaria 1.510, que regulamentou o uso do sistema de ponto eletrônico para controle de ponto. Mas com os avanços tecnológicos e os novos modelos de trabalho, o governo notou que era necessário criar novas regras para a adoção de sistemas de controle de ponto mais modernos.

A portaria 373, dessa forma, foi criada pelo Ministério do Trabalho com o objetivo de ser uma alternativa para regulamentar os novos modelos de sistema de controle de ponto.

Ela normatizou o uso da tecnologia como forma de ajudar o controle de jornada dos colaboradores. Dentre os novos sistemas que surgiram, está o controle de ponto alternativo, que foi o que mais se destacou, e se tornou o melhor disponível no mercado. Sabe porquê?

Bom, esses sistemas são os mais modernos e completos do mercado, e permitem que o colaborador registre os horários por meio de equipamentos acessíveis e tecnológicos, como por celular, tablet ou computador. A grande vantagem disso é que o funcionário pode registrar os horários de qualquer lugar da sua empresa ou até trabalhando em home office.

O sistema alternativo é 100% mais seguro, uma vez que possui mecanismos de segurança mais modernos do mercado, como o reconhecimento facial, voz e senha.

Além disso, esse sistema também faz todos os apontamentos de horas e tratamentos em um único lugar usando o mesmo sistema. Todas essas informações são armazenadas na nuvem, e o gestor pode gerenciar a jornada de trabalho dos colaboradores online por meio de aplicativos ou computadores.

Com um sistema desses, com certeza a rotina da sua empresa será muito mais otimizada e a relação com seus colaboradores será mais transparente. Se você ficou interessado em adotar um sistema desses, preciso te dizer que a PontoTel possui o melhor sistema do mercado de trabalho, e irá trazer uma série de benefícios para o seu negócio. Confira mais no próximo tópico!

PontoTel oferece o melhor sistema de controle de ponto

Um sistema de controle de ponto alternativo permite uma gestão mais estratégia e eficaz sobre as horas trabalhadas. E a PontoTel desenvolveu o melhor sistema disponível do mercado.

Ele é um  sistema robusto de registro, tratamento e gestão de ponto que uniu todas as etapas da gestão de pessoal em um só lugar. Além disso, ele permite o controle de ponto pelo celular, o que facilita e muito o registro do horário principalmente para funcionários que trabalham externamente ou que realizam home office por exemplo.

O sistema possui uma série de funcionalidades que visam otimizar o controle de ponto. Como exemplo, está o painel de acompanhamento customizável, que possibilita à empresa acompanhar em tempo real informações como a quantidade de horas extras, os funcionários que estão atrasados, quantas colaboradores faltaram e muito mais.

Outra ferramenta customizável é a verificação de folhas, que realiza a varredura da folha de todos os funcionários e entrega um relatório com todas as inconsistências selecionadas. Com ele, o gestor não precisa esperar mais até o final do mês para verificar essas informações.

E essa é uma das principais vantagens do sistema. Afinal, toda empresa possui um grande volume de informações e documentos que precisam ser organizados, e já pensou fazer isso com um sistema ultrapassado e burocrático? Impossível.

Por isso que é importante ter um sistema seja rápido, intuitivo, e que tenha flexibilidade no controle das informações e na integração com demais sistemas internos, tudo para que as equipes de gestão possam fazer o gerenciamento do ponto dos funcionários de forma prática e otimizada.

Conclusão

Viu só como um sistema de ponto moderno e completo irá facilitar o desempenho do seu departamento pessoal?

Ter um sistema como o da PontoTel é extremamente importante para que as informações de jornada de seus funcionários sejam registradas de forma segura, para que o DP tenha todas as informações necessárias para que consiga organizar os documentos.

PontoTel

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Fonte: Jornal Contábil
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