Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC
Os presidentes do Sistema CFC/CRCs participaram, nesta quinta-feira (5), da última reunião de trabalho de 2019 com o encerramento da Gestão 2018/2019. Inovação, parceria, capacitação, governança, desenvolvimento sustentável, transparência, ética, atuação em defesa da classe contábil. Essas foram algumas das palavras de ordem que resumiram a atuação dos Regionais nos últimos dois anos.
Durante a última reunião da Gestão 2018/2019, os representantes dos Conselhos Regionais de Contabilidade trouxeram um resumo das atividades realizadas com destaque para as inovações executadas nos CRCs.
“Receber os resultados da atuação dedicada dos Conselhos Regionais nesta gestão é engrandecedor, pois nossa missão é trabalhar, cada vez mais, por um Sistema ético, transparente e eficiente que busque o fortalecimento da classe contábil e o desenvolvimento sustentável do nosso País”, disse o presidente do CFC, Zulmir Breda.
Entre as novidades da Gestão 2018/2019, os destaques foram:
O CRCTO iniciou a reunião informando, entre outras novidades, de uma parceria com uma rádio local para um programa semanal que fala sobre a contabilidade para a população. A ideia é promover a aproximação da sociedade com a classe contábil reforçando a importância do papel do profissional. No Distrito Federal, as articulações políticas também foram destaque com vários acordos de cooperação realizados.
Pernambuco destacou a realização do XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), de 11 a 13 de setembro, em Porto de Galinhas (PE), que contou com a presença de mais de 1.500 pessoas que participaram de uma variada programação técnica, com palestras internacionais, atrações artísticas e talk show.
Em Mato Grosso do Sul, os esforços foram concentrados para a aquisição da nova sede do Conselho que está em andamento; Em Rondônia, a novidade é o CRC Itinerante, que leva aos profissionais dos municípios, informações sobre a entidade, além de realizar a aproximação com a classe que atua nas áreas públicas e privadas.
Incentivo à capacitação define a gestão do Rio Grande do Sul. Entre cursos, eventos, e diversas ações para promover a capacitação dos profissionais da contabilidade da região, o CRCRS também promoveu a sua XVII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, que aconteceu de 14 a 16 de agosto, em Bento Gonçalves, com a presença de mais de duas mil pessoas debatendo sobre a disrupção contábil: inovações tecnológicas, transformações digitais e automação. A evolução do mundo virtual norteou as discussões que trouxeram para o encontro reflexões sobre o futuro da profissão contábil e como se preparar para os novos caminhos do mercado de trabalho.
Na mesma linha, o CRCSP não só promoveu várias ações no âmbito da capacitação profissional, como também levou a plataforma de educação continuada à distância para outros regionais. Entre as principais parcerias, um o CRCAP foi um dos beneficiados com a plataforma EAD. Em 2019, o Amapá também foi dos estados que recebeu o lançamento do Abraçando o Controle Social com recorde de participantes: mais de 600 pessoas estiveram no encontro.
Já o CRCPI sediou o 14º Encontro Nordestino de Contabilidade, realizado de 13 a 15 de junho, o evento é considerado o maior da Região Nordeste e teve como tema “ A transformação da contabilidade no mundo atual”. No Amazonas, a aquisição da nova sede foi uma das grandes conquistas, além de todos os eventos para a promoção da capacitação profissional. Minas Gerais saiu na frente com ações de governança, riscos e compliance. Com o tema “Inovar para evoluir”, o CRCMG foi premiado pelo trabalho durante a XXXIII Conferência Interamericana de Contabilidade, em Cartagena, Colômbia, realizado em outubro de 2019.
No Acre, os esforços foram direcionados para a criação do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Acre (Ufac), bem como as vagas para o mestrado. Outro destaque foi a realização de ciclos de palestras educativos sobre o exercício da profissão contábil nos municípios do Estado. Já Roraima promoveu a Primeira Convenção de Contabilidade do Estado. Com o lema “As transformações Contábeis do Caburaí ao Chuí”, o evento proporcionou aos profissionais do Estado a oportunidade de discutir assuntos relevantes e atuais no âmbito da Contabilidade brasileira, tais como, ética e governança; e o novo mercado de trabalho frente aos avanços tecnológicos.
Em Sergipe, o foco é a contabilidade pública e o CRCSE consagrou uma grande parceria com o Tribunal de Contas do Estado que concedeu um espaço em sua estrutura física para o Conselho facilitando a consulta ao sistema do tribunal. Por possuir o maior número de contadores em seu quadro funcional, o TCE ganhou o nome de a “Casa dos Contadores”. Além disso, o sonho do mestrado em Ciências Contábeis em Sergipe tornou-se realidade, com a aula inaugural realizada em outubro.
O CRCPB também destacou a fiscalização dos profissionais responsáveis pelas entidades públicas. O Rio de Janeiro sediou, em 2018, 14º Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino – Prolatino, e, em 2019, promoveu o Primeiro Encontro de Estudantes e Jovens Lideranças de Ciências Contábeis, que reuniu mais de duas mil pessoas que puderam conferir mais de 12 oficinas em um palco de 360º. Na onda da tecnologia, o CRCRJ realizou diversas webconferências gratuitas sobre os principais temas em voga na classe contábil e na sociedade.
Já o CRCMA, informou que a Câmara de Fiscalização atuou para expandir as ações no estado, enquanto Alagoas firmou parceria com o Ministério Público Estadual para atuação especial de combate à sonegação fiscal. Santa Catarina trouxe como inovação o projeto Contabilizando para o Cidadão, como medida de controle social e prepara-se para sediar o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que será realizado em novembro, em Balneário Camboriú.
O Ceará destacou a união da classe contábil no estado com a realização de eventos em conjunto com as demais entidades de classe. O CRCBA também implementou um canal direto com os órgãos públicos por meio do projeto Ouvidoria Itinerante.
Em Goiás, o CRCGO atuou para a melhoria das relações institucionais com parceiros e com governo do estado resultando em grandes parcerias pela transparência nas contas e no aprimoramento da atuação dos profissionais da região. Já no Paraná, o destaque ficou por conta da ação de fiscalização das 100 maiores empresas do estado. A medida teve repercussão na mídia local sobre a ação inédita no local. Outra novidade foi a presidência da Junta Comercial do Estado que, agora, conta com a figura do presidente do CRCPR, Marcos Sebastião Rigoni de Mello.
Para fechar as ações da Gestão 2018/2019, o CRCES intensificou as parcerias institucionais promovendo diversas ações com a Secretaria Estadual de Fazenda, bem como atingiu a meta do CRC alcançando o equilíbrio fiscal do Conselho.
No Rio Grande do Norte, foram promovidos mais de 200 cursos de capacitação e a gestão foi consagrada com a realização do XV Encontro Norte-rio-grandense de Ciências Contábeis (ENCC), em Natal, no dia 11 de novembro, que contou com a presença do jornalista e professor William Waack .
Em Mato Grosso, o foco é o trabalho em conjunto com o Instituto de Cartórios para a melhoria da arrecadação no estado e, também, o oferecimento de cursos por meio da plataforma de Educação Continuada à Distância. Também tivemos o CRCPA que coordenou a realização do IX Encontro de Contabilidade Amazônia Legal (IX Ecal), com a presença de palestrantes internacionais que debateram os desafios para um desenvolvimento mais sustentável do Brasil e da América Latina.
Fonte: Contábeis
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui