Imagine o seguinte cenário: o seu negócio já tem reconhecimento no mercado e sua clientela está estabelecida. Então, surge a seguinte questão: qual é o próximo passo para aumentar os lucros? Muitos acreditam que aumentar os preços seja o melhor caminho.
Acontece que, se o objetivo é garantir maior lucratividade, nem sempre essa é uma boa medida. O principal argumento é que esse aumento de preço pode assustar seus clientes.
Mas você sabia que não é preciso mexer na precificação para aumentar os lucros? Quer descobrir o que precisa ser feito? Então confira o nosso post de hoje e entenda melhor como aumentar o lucro do seu negócio!
Reduza os custos
Antes de qualquer coisa é preciso organizar a casa! Analise os centros de custo e converse com os responsáveis de cada setor para entender o que gera maior despesa e quais são os motivos disso.
Reveja valores de contratos de funcionários internos e dos fornecedores, investimentos em marketing, infraestrutura e tudo o que gera despesas. Coloque na balança o que pode ser cortado sem prejudicar o funcionamento do seu negócio e a qualidade do atendimento ao cliente.
Vale também utilizar campanhas internas de consumo consciente, estimulando os funcionários a reduzir o uso desnecessário de energia elétrica e de papel, além de reutilizar outros suprimentos, como copos. Individualmente, esses itens são baratos, mas com algumas mudanças, essa nova estratégia pode gerar economias no montante final.
Reduza os gargalos de produção
Evitar desperdícios e retrabalho, por exemplo, podem ser formas mas eficientes de aumentar o lucro do que aumentar os preços ou vender mais. Isso porque, ao reduzirmos os cursos do negócio, também diminuímos a quantidade a deduzir da receita, certo? Assim sendo, o resultado é uma maior lucratividade.
Antes de sair cortando gargalos discriminadamente, é preciso evidenciar todos os processos que envolvem o seu negócio: desde que as etapas essenciais para que o seu produtos seja vendido e entregue, até as que envolvem a prestação de serviços de fornecedores para a sua empresa.
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Tendo um bom mapeamento de como tudo acontece e quanto tempo leva, será que é possível visualizar com maior clareza os possíveis gargalos que estejam gerando desperdícios de tempo e dinheiro.
Aí sim você terá maior consciência dos pontos que deverão ser cortados e reduzir a ineficiência no processo produtivo. Para restringi-los, você pode melhorar a fluidez dos processos internos, contando com o apoio da tecnologia.
Invista em treinamento da equipe
Além de melhorias nos processos, é preciso fomentar o aprendizado organizacional, ou seja, investir tempo e/ou dinheiro na qualificação das pessoas que fazem parte da sua equipe.
Não basta ter as melhores tecnologias e processos se as pessoas do seu time não estiverem atualizadas e não possuirem uma mentalidade focada em resultados e excelência no atendimento ao cliente.
Investir em conhecimento é uma forma de aumentar o lucro, pois pessoas em aprendizado contínuo serão mais produtivas, estarão mais preparadas para mudanças e terão um senso de evolução pessoal e comprometimento maior com a empresa que investe nos funcionários.
Fidelize clientes
Atrair novos clientes é mais caro do que manter os atuais, e isso por si só representa uma oportunidade de aumentar o lucro da sua empresa. Uma forma simples e barata de fazer isso é investir no pós-venda do seu produto ou serviço.
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Para isso, busque melhorar o atendimento em todos os pontos de contato com o cliente, identificando formas para oferecer algo mais elaborado, que dê ao cliente o sentimento de personalização nas entregas.
É importante dedicar um tempo para entender os comportamentos dos seus clientes até chegar ao seu produto e que tipos de problemas sua empresa está resolvendo. Isso vai ajudar a fidelizá-los, gerando experiências mais signifcativas em tudo o que envolve a marca da sua empresa.
Aposte no Marketing Digital
Outra dica para aumentar os lucros sem precisar mexer na precificação de produtos ou de serviços é o investimento no Marketing Digital. Essa ação te possibilita adotar estratégias nas mídias sociais, com Marketing de Conteúdo, links patrocinados, entre outros.
Marketing não é um custo para o negócio, e sim, um investimento, já que, no longo prazo, a empresa percebe um aumento de vendas e, consequentemente, o aumento dos lucros.
Fazer marketing em meio digital é realizar um baixo investimento com alto retorno sobre o que foi investido (o famoso ROI ou “Return On Investiment”). Além disso, aumenta o alcance assertivo da sua marca e o volume de oportunidades de venda, contribuindo para economizar com outros investimentos e aumentar o lucro.
Estude seu regime tributário
Regime tributário é o sisema de tributação ao qual cada tipo de empresa está sujeito. Conhecê-lo a fundo pode ajudar você a economizar com impostos.
É possível escolher anualmente em qual dos regimes você pode enquadrar sua empresa, visando reduzir os custos com impostos e gerar maior rentabilidade.
Invista em tecnologia
A tecnologia também assume um papel vital para melhorar os lucros. Um sistema para automatizar processos internos, por exemplo, garante a redução dos custos operacionais na empresa e, consequentemente, o aumento dos lucros.
Além disso, investir nos sistemas internos facilita a tomada de decisões melhores e baseadas em dados durante o planejamento estratégico do negócio. Em outras palavras, você vai ter o conhecimento necessário para saber exatamente o que fazer para aumentar os lucros.
Você também pode investir em ferramentas profissionais de gestão da informação, como um software de gestão financeira.
Faça um bom controle de estoques
É importantíssimo controlar os estoques da sua empresa. Estoques em excesso significam perdas ou prejudicam o capital de giro. Porém, realizar compras em escassez também afeta diretamente o resultado da equipe de vendas.
Por isso é preciso sempre monitorar a situação dos estoques para fazer compras sob medida. Além de melhorar o controle financeiro, você também poderá aumentar os lucros, já que nada faltará para o seu cliente e você não vai perder nenhuma venda.
Repense seus preços
Se nada disso estiver funcionando, talvez seja hora de realizar uma avaliação dos preços de seus produtos ou serviços. Precificar sua produção é complexo, mas vale seguir a regra: o preço final deve cobrir os custos e despesas da empresa, gerando lucro para reinvestir na empresa e pagar o pró-labore dos funcionários.
Para não espantar os clientes com aumentos repentinos, você pode criar uma tabela de preço de acordo com os diferentes perfis. Essa diferenção pode beneficiar os melhores clientes e torna-las fiéis à sua empresa.
Desta forma, é possível aumentar o lucro, gerando maior regularidade nas vendas para os consumidores frequentes e atraindo novos clientes através da fidelização.
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Fonte: FLUA
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Fonte: Jornal Contábil
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