Sabe o que o Spotify e a Netflix têm em comum? Ambos utilizam o modelo de Receita Recorrente nos seus negócios.
Tal modelo de faturamento vem fazendo sucesso, em especial, entre os chamados serviços de Streaming.
Isto porque, ele reduz a burocracia para pagamento de serviços oferecidos, dando ao negócio faturamento garantido.
Saiba aqui neste artigo como implantar a Receita Recorrente no seu negócio e atingir o sucesso.
O que é Receita Recorrente?
É o nome que se dá ao modelo de assinaturas ou Streaming, que realiza as vendas de uma maneira mais simples.
Este modelo trabalha com o cliente concordando com um pagamento recorrente, em um certo período.
A partir dessa concordância, a empresa fornece seus produtos ou serviços durante o tempo acordado.
Clubes de Assinaturas, Serviços de Música e Filme e até mesmo empresas do modelo SaaS (Software as a service), tem visto muito sucesso em tal modelo.
Isto porque, do ponto de vista gerencial, torna-se muito mais fácil o planejamento ao ter uma receita recorrente previsível.
Ou seja, a Receita Recorrente é um modelo de negócios que cresceu e cada vez mais vem trazendo na sua extensão excelentes resultados.
Além disso, o modelo salta aos olhos ao ser um pouco distante de muitas burocracias, como multa para o cancelamento.
Funcionamento de tais modelos
Como dito, a Receita Recorrente pode ser utilizada por toda e qualquer tipo de empresa.
Sua utilização é mais comum entre prestadoras de serviços, contudo, é possível também que as empresas de comércio consigam adotar o modelo.
Um exemplo feliz de empresa comercializadora de produtos com receita recorrente, são as livrarias que fazem clubes de assinaturas.
O cliente paga um valor mensal e recebe uma quantia pré-definida de livros na sua casa.
E é assim que funciona em todos os serviços semelhantes, o cliente faz a sua assinatura e pode realizar o pagamento por cartão de crédito ou boleto bancário, por exemplo.
Depois disso, de acordo com o pacote adquirido, o cliente tem à sua disposição, os serviços ou produtos.
A grande maioria destes serviços não possuem multas de cancelamentos, ou seja, o usuário só paga o que utilizar.
Vantagens e desvantagens
É importante que se conheça tanto as vantagens, como desvantagens do modelo de Receita recorrente.
Para os clientes é oferecido:
- Segurança;
- Conveniência;
- Facilidade, entre outros.
Para as empresas por sua vez, são os seguintes benefícios:
- Melhor retenção de clientes;
- Pagamento automatizado;
- Facilidade no controle do Fluxo de Caixa;
- Melhores perspectivas para investimentos;
- Segurança Financeira;
- Redução de Inadimplência; entre outros.
Contudo, há também as desvantagens tanto para cliente como para as empresas, uma delas são as dores de cabeça com cobranças indevidas.
Isto, em especial, quando é realizado os pagamentos por meio do cartão de crédito.
Contudo, em uma visão geral são mais vantagens que desvantagens, e também um panorama de bons resultados a curto e longo prazo.
Indicadores de desempenho
Independente do modelo de negócio que se escolha é preciso que haja indicadores que apontem o bom desempenho da técnica.
Para a Receita Recorrente, há em média seis principais KPI’s para analisar os resultados da empresa.
Receita Média por cliente
Aqui é analisado o quanto de receita média cada cliente gera para sua empresa, e para calculá-la utiliza-se a seguinte fórmula:
Faturamento Mensal / Quantidade de Clientes
A partir desses dados, o gestor têm base para tomar decisões acerca dos valores cobrados.
Faturamento Anual
Ao analisar o faturamento total do ano, é possível verificar, em análise conjunta ao Fluxo de Caixa, o sucesso ou não das atividades.
Custo de aquisição de Cliente
Lembrando que, na gestão financeira há tanto indicadores de receitas, como de despesas e uma delas é o custo para se adquirir novos clientes.
Este dado deve ser analisado junto às equipes de Marketing e Vendas, para assim ter as melhores práticas com os gastos mínimos possíveis.
Lifetime Value (LTV)
Aqui se analisa o total de dinheiro dado pelo seu cliente para a sua empresa, em todo o tempo que o mesmo é cliente.
Isto, é importante para a análise do ciclo do cliente dentro da sua empresa, e as receitas produzidas pelo mesmo.
A fórmula utilizada para chegar a tal indicador, que complementa o custo de aquisição de cliente, é a seguinte:
Receita média mensal X Número de vendas por cliente
Taxa de rejeição
Este é um excelente indicador para analisar os processos, e assim saber o que pode gerar o descontentamento do cliente e assim seu cancelamento.
Para isto, basta pegar o número total dos clientes que entraram e os que saíram, e assim descobrir a taxa de rejeição.
Receita Recorrente Mensal
Aqui é a previsão da receita total que se espera do mês, para assim comparar o esperado com o ganho.
Primeiro, utiliza-se a seguinte fórmula para previsão da receita:
Receita Média por Cliente X Quantidade de clientes
Com o dado acima em mão, basta colocar em análise com o faturamento total obtido no mês.
Implante a receita recorrente no seu negócio
Para implantar o modelo de receita recorrente no seu negócio, basta seguir alguns passos:
1 – Analise as capacidades do seu negócio
Verifique se os seus produtos e/ou serviços cabem dentro do modelo de receita recorrente.
Se a informação for afirmativa, você já tem a peça principal para iniciar a metodologia
2 – Estruture a técnica
Encontre a melhor forma de oferecer a técnica e como será o pagamento, assim como os pacotes oferecidos.
3 – Articule uma boa estratégia de Marketing
Não se esqueça de estruturar uma excelente estratégia de Marketing e Vendas para que a sua empresa tenha os melhores resultados.
4 – Tenha um atendimento ao cliente humanizado
Não se esqueça de que, para reter clientes, é essencial possuir um atendimento humanizado para encantar os mesmos.
5 – Invista em gestão automatizada
Para que os resultados sejam sentidos de verdade e analisados de forma eficiente é preciso ter as ferramentas certas.
Para isto, utilize ferramentas de gestão ERP que controla os setores fiscal, de estoque, comercial e financeiro.
Gestão Automatizada é com a Soften
A Soften Sistemas é uma empresa especializada em softwares de gestão fiscal e administrativa.
A empresa conta com dois modelos: o Soften SIEM, aplicativo desktop; e o GerencieAqui, modelo em nuvem.
Ambos os sistemas contam com implantação e treinamento gratuitos, além do auxílio do suporte técnico.
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Fonte: Soften Sistemas
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Fonte: Jornal Contábil
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