O novo Cadastro Positivo foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em abril de 2019, e agora entrou de fato em vigor, desde o último sábado (11/1), com a liberação da consulta para bancos e empresas em geral.
A expectativa é que o Cadastro Positivo seja benéfico para o consumidor, possibilitando uma redução da taxa de juros para os bons pagadores. Todavia, de acordo com uma especialista, é possível que o novo banco de dados utilize dados de familiares negativados no SPC e Serasa, Boa Vista ou Quod, que são os birôs de crédito.
De acordo com uma reportagem veiculada na TV Record e publicada no R7, o novo Cadastro Positivo vai usar dados de familiares negativados no SPC/Serasa. Assista o vídeo na íntegra que está contido aqui neste link.
Enfim, de acordo com Patricia Lages, que é especialista em finanças pessoais, destaca que serão consultados o crédito de familiares de 1º grau – pais e filhos. Ou seja, se um pai tiver um filho negativado ou vice-versa, pode complicar na hora da concessão de crédito.
Até agora ainda não tivemos nenhuma confirmação a respeito disso. Entretanto, só nos resta esperar que estas dúvidas sejam de fato esclarecidas, e que o novo Cadastro Positivo seja eficaz na redução da taxa de juros dos consumidores que pagam as suas contas em dia. Tomara que o pior não aconteça, trazendo maiores dificuldades para se obter crédito no mercado.
E você, o que acha disso? Você acredita que o novo Cadastro Positivo vai trazer benefícios aos consumidores? Deixe seu comentário logo abaixo.
Com informações Seu crédito digital
O post Familiares com nome sujo poderão influenciar no seu Score de crédito apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui