Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

A discussão do Plano de Trabalho do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), para este ano, foi o principal assunto da pauta da primeira reunião plenária mensal presencial de 2020, realizada no dia 7 de fevereiro, em São Paulo. O CPC é o organismo responsável pela convergência das normas contábeis brasileiras ao padrão internacional (IFRS, na sigla em inglês), centralizando o estudo, preparo e emissão de documentos técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e pela divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pelas entidades reguladoras brasileiras.

O CFC – que é o regulador nacional sobre normas de natureza profissional, técnica e auditoria/asseguração contábil –, é representado no Comitê pelo vice-presidente Técnico, Idésio Coelho (coordenador de Operações) e pela contadora Verônica Souto Maior (vice-coordenadora de Operações).

As reuniões plenárias do CPC contam com a participação de representantes das entidades que constituem o Comitê, atuando como coordenadores e vice-coordenadores de diferentes áreas. Para a deliberação de assuntos relacionados aos novos pronunciamentos, interpretações, orientações técnicas e temas oriundos dos Grupos de Trabalho (GT), as reuniões contam também com convidados e observadores de entidades relacionadas aos assuntos.

Atualmente, estão em atividade o GT – Iasb, o GT – Entidades Sob Controle Comum e o GT – CPC/RFB. O Plano de Trabalho de 2020 prevê, porém, que novos Grupos de Trabalhos poderão vir a ser criados durante o ano se necessários.

Outras atividades desempenhadas pelo Comitê e que constam no documento estão a participação e o acompanhamento de fóruns internacionais, como o International Accounting Standards Board (Iasb), o Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glenif), o Grupo de Economias Emergentes (EEG) e o International Forum of Accounting Standard Setters (Ifass). Além disso, os membros do CPC também acompanham as atividades do IFRS Advisory Council, do Accounting Standards Advisory Forum (Asaf) e Comitê de Interpretações do IFRS (Ifric).

Em relação aos novos pronunciamentos e às principais alterações efetuadas pelo Iasb, constam, no Plano de Trabalho do CPC, o Exposure Draft (ED) General Presentation and Disclosures (Primary Financial Statements), cujos comentários devem ser enviados até o dia 30 de junho; e, entre outros, o Request for Information – Comprehensive Review of the IFRS for SMEs Standard, com prazo até 27 de julho deste ano. Sobre alterações em pronunciamentos, está prevista a revisão do CPC 14, em decorrência de alterações do Conceptual Framework feitas pelo Iasb, entre outras revisões.

Entidades

As entidades que constituem o CPC, atualmente, são a Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca); a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec Nacional); a B3 Brasil Bolsa Balcão; o Conselho Federal de Contabilidade; o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon); a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi); e entidades representativas de investidores do mercado de capitais.

Para saber mais sobre o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, clique AQUI.

Comitê de Pronunciamentos Contábeis define Plano de Trabalho para 2020
Comitê de Pronunciamentos Contábeis define Plano de Trabalho para 2020
Comitê de Pronunciamentos Contábeis define Plano de Trabalho para 2020
Comitê de Pronunciamentos Contábeis define Plano de Trabalho para 2020
Comitê de Pronunciamentos Contábeis define Plano de Trabalho para 2020
Comitê de Pronunciamentos Contábeis define Plano de Trabalho para 2020

 

Fonte: Contábeis
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui