Em tempos de isolamento social, trabalhadores em home office e o comércio fechado, muitos empreendedores têm dificuldade de manter seu negócio vivo.
As incertezas levam a demissões em massa, corte de salários, concessão de férias antecipadas e outras medidas que prejudicam os dois lados da moeda.
De fato, a crise do novo Coronavírus expõe a nossa economia a traumas de longo prazo. No entanto, o profissional de contabilidade tem formação e capacidade de minimizar os impactos negativos que muitas empresas sofrerão.
A contabilidade é a ciência que estuda os fatos contábeis de uma empresa. Logo, ela gera informações valiosas para a gestão e administração de um negócio.
Afinal, as questões financeiras, tributárias e fiscais ditam a saúde da organização.
Dessa forma, durante uma crise, o contador pode agir como consultor e, assim, zelar pelo equilíbrio econômico de pequenas, médias e grandes empresas.
O papel do contador-consultor
Com certeza, o trabalho de um contador é necessário para além de tempos de crise. No entanto, em um momento de economia tão sensível, mais empresas acabam contratando esse serviço.
Por meio da consultoria de contabilidade, o profissional pode elaborar planos de ações e melhorar alguns processos dentro das organizações, com base em informações fornecidas pela própria companhia.
Além disso, o contador deve entender muito do mercado de seu cliente. Somente assim será possível indicar os pontos fortes e fracos durante a crise e propor ações pertinentes, como cortes de gastos ou, até mesmo, investimentos.
Outro ponto em que o contador tem poder para auxiliar é no equilíbrio fiscal. Um bom planejamento tributário viabiliza economias, que podem salvar um cliente.
Como agir durante a pandemia do Coronavírus?
Com a economia mundial praticamente parada, muitos donos de empresas podem ficar ansiosos e acabar agindo por impulso. De fato, a crise é histórica e ainda não se sabe até quando vai durar.
É justamente nesse momento que o contador precisa agir. Apresentar alguns cenários futuros pode aliviar a ansiedade do empreendedor e ajudá-lo a se planejar e entender melhor o que pode acontecer.
Além disso, o governo vem apresentando medidas específicas para ajudar pequenas empresas. Fora as propostas em relação a salários e demissões. Também é papel do profissional da área de contabilidade.
Por isso, agora, mais do que nunca, os contadores devem se informar e estudar sobre todos os cenários e medidas impostas pelo governo. Somente com as informações necessárias nas mãos será possível exercer seu trabalho de forma correta.
Vivemos uma situação sem nenhum precedente. Tudo o que está acontecendo é novo para todos e exige muito cuidado e estratégia. O papel do contador, então, é ser o braço direito de clientes que não conseguem ver a “luz no fim do túnel”.
DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.
Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Conteúdo original Luiz Correa contador
O post O papel dos contadores em época de pandemia apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, direito, INSS, Microempreendedor.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui