Se você tem uma empresa ou estuda Marketing certamente já ouviu falar em Microambiente e Macroambiente empresarial, certo? Mas o que significam esses conceitos? Porque eles têm relação com o Marketing e, como identificá-los no meio empresarial? Nós vamos explicar tudo isso e muito mais neste artigo.
Confira!
Microambiente e Macroambiente empresarial fazem parte de uma proposta defendida por Philip Kotler, que é considerado o “pai do Marketing”.
Ele diz que no meio empresarial, mais especificamente no ambiente de Marketing, existem diversas variáveis internas e externas que podem afetar a competitividade e rentabilidade de uma organização.
Ou seja, micro e macroambiente dizem respeito à fatores internos e externos de uma empresa.
Por exemplo, planejamento, administração, funcionários, clientes e fornecedores e, também, ambiente econômico, político e cultural de determinada região.
Para compreendermos melhor qual a relevância disso tudo para uma empresa, separamos o assunto em duas partes.
Começamos pelo microambiente empresarial. Vamos lá?
O que é Microambiente empresarial?
O Microambiente é composto por fatores próximos à empresa e que, muitas vezes, influenciam em sua capacidade competitiva.
Como por exemplo, a política interna, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes e etc.
Dentro do conceito de Microambiente, há uma outra divisão que resulta em Microambiente interno e Microambiente externo.
Microambiente interno
É a união das variáveis internas que são controláveis e que afetam diretamente o modus operandi da empresa.
Estão incluídos no Microambiente interno os recursos humanos, recursos financeiros, área de produção e operações, Marketing e etc.
Microambiente externo
Por sua vez, no Microambiente externo se encontram as variáveis que não são controláveis pela empresa.
Nele estão incluídos os concorrentes, os fornecedores, os clientes e etc.
O que é Macroambiente empresarial?
O Macroambiente diz respeito à tudo o que é externo à empresa e que vão muito além do controle do negócio.
Ou seja, fatores econômicos, políticos, culturais, tecnológicos e etc.
Para a empresa, cabe apenas a adaptação.
O Macroambiente representa oportunidades e ameaça para o negócio.
Características do Macroambiente
Como o Macroambiente é composto por muitos fatores que fogem do controle da empresa, vamos listar abaixo algumas características para facilitar seu entendimento.
Ambiente demográfico
O ambiente demográfico, refere-se ao estudo da população (tamanho, sexo, idade, etnia e outros dados estatísticos).
Ele é necessário para entender o comportamento dos indivíduos que são influenciados pelas questões econômicas, mudando seus hábitos de compra.
Ambiente econômico
O ambiente econômico é o que define o poder de compra dos consumidores baseado na saúde econômica do país.
Ambiente político
O ambiente político afeta o ambiente econômico e, também, afeta diretamente o macroambiente empresarial.
É desta variável que surgem as leis, as exigências governamentais, tributações e etc.
O ambiente político também é um dos principais responsáveis por gerar estabilidade ou instabilidade econômica.
Ambiente cultural
Nesse quesito, estamos falando sobre as questões sociais que nos dão uma ideia do que as pessoas esperam da empresa.
Posicionamentos quanto à questões debatidas na mídia, por exemplo.
E também, as questões políticas e legais determinam a atuação da organização.
Ambiente natural e tecnológico
O ambiente natural é composto pelos recursos naturais necessários para a produção de uma empresa.
Já o ambiente tecnológico refere-se às pesquisas e desenvolvimentos realizados pela equipe interna de uma empresa.
Análise do Microambiente e Macroambiente
A necessidade da análise do Microambiente empresarial é saber como os setores de uma empresa comportam-se.
Por exemplo, recursos humanos, comercial, marketing, financeiro, etc.
Essa análise deve levar em consideração todas as informações de cada departamento.
E o objetivo? Simples: a elaboração de estratégias mais eficientes para a empresa atingir seus objetivos.
Já análise de Macroambiente demanda estudos e pesquisas aprofundadas com o objetivo de desenvolver ações mais inteligentes de Marketing.
Além de saber se posicionar e adaptar-se diante das mudanças.
Gestão empresarial
Como pudemos ver ao longo do artigo, há diversas variáveis que influenciam no ambiente empresarial.
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E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre Microambiente e Macroambiente empresarial? Esperamos ter ajudado.
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Fonte: VHSYS
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Fonte: Jornal Contábil
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