Por Maristela Girotto
Comunicação CFC
A Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês) lançou, esta semana, um documento com orientações e ideias sobre os desafios atuais e futuros provocados pela pandemia de Covid-19.
Voltado aos profissionais da área, aos reguladores e aos gerentes seniores e responsáveis pela governança das empresas, o Ifac’s Points of View – Maintaining Trust & Confidence During a Crisis explora como os diferentes participantes da economia podem trabalhar juntos para enfrentar os desafios e estimular a confiança durante a pandemia atual e em um futuro de incertezas.
De acordo com o documento lançado pela Federação Internacional, os contadores fornecem a experiência estratégica e operacional, a integridade, a confiabilidade e a transparência necessárias para que as economias funcionem em tempos difíceis. Já as organizações que preparam informações de alta qualidade ajudam a manter a confiança e a facilitar a recuperação econômica após qualquer crise. Ainda, a Ifac defende que essas informações servem para melhorar o entendimento das partes interessadas, sustentar os fluxos de capital e levar credibilidade às entidades que relatam.
A Ifac coloca os papéis dos três principais grupos de partes interessadas com o seguinte ponto de vista:
- A gerência sênior e aqueles com responsabilidade de governança devem garantir que suas organizações relatem informações de alta qualidade.
- Os reguladores servem para proteger investidores e partes interessadas que dependem das informações fornecidas pelas empresas.
- Os contadores devem ter por base o seu conhecimento e responsabilidade ética para cumprir sua função de interesse público e facilitar a entrega de informações de alta qualidade.
Para conhecer o documento completo da Ifac, clique AQUI.
Fonte: Contábeis
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui