Os recursos coletados no segmento cresceram 8,6%. Alta reflete vendas nos setores do agronegócio e imobiliário.
Os consórcios mantiveram a trajetória de crescimento em 2019. Destaque para o número de cotas comercializadas ter crescido 15,7%, com reflexo no crescimento de cotas ativas em 5,1% e nas contemplações, em 2,8%.
Os indicadores financeiros acompanharam a expansão do segmento, com alta de 8,6% no volume de recursos coletados, 11,9% nos recursos a coletar e 9,1% na carteira agregada do segmento. O crescimento foi impulsionado, principalmente, pelo aumento de vendas junto ao agronegócio e ao setor imobiliário. A inadimplência caiu 0,42 p.p.
“Os indicadores caracterizam os consórcios como importante modalidade de financiamento para aquisição de bens, assim como relevante instrumento de inclusão financeira”, afirma Rodrigo Monteiro, chefe adjunto do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias, do BC. “Se destacarmos algo a melhorar, seria o fato de metade daqueles que adquirem uma cota de consórcio desistirem antes de adquirir o bem desejado.”
Do total de contemplações em 2019, 49,8% eram créditos referenciados em automóveis, 35,8% em motocicletas e 6,3% de imóveis. Os demais tipos de bens respondiam por 8% das contemplações.
Cinco estados (SP, MG, PR, BA e RS) respondem por mais de metade (56%) dos consorciados ativos do Sistema de Consórcios. São Paulo e Minas Gerais ocupam, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar em quantidade de consorciados ativos desde 2009.
Automóveis
Sobre consórcios
O post Contemplação em consórcio aumenta 2,8% em 2019 apareceu primeiro em Contabilidade na TV.
Fonte: Contabilidade na TV
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui