Estar com o seu CPF irregular (suspenso, cancelado ou nulo) pode gerar problemas no dia a dia de qualquer pessoa. Ter o documento nesta situação acarreta em uma série de consequências – e existem várias razões para um CPF (o cadastro de pessoa física) estar irregular.
Consequências do CPF irregular
Como o CPF é o cadastro dos brasileiros na Receita Federal, quem está com o CPF irregular não consegue seguir a vida normal.
Bancos e outras instituições financeiras, por exemplo, devem retirar de suas bases de clientes quaisquer pessoas que estejam com o CPF irregular.
Além disso, pessoas com o CPF irregular são impedidas de:
- Abrir ou movimentar contas bancárias (corrente, poupança ou digital);
- Pedir um empréstimo;
- Tirar passaporte;
- Participar de concursos públicos;
- Receber aposentadoria;
- Comprar ou vender imóveis;
- Fazer um financiamento;
- Receber prêmio de loteria (imagina finalmente ganhar e não poder receber?!).
Mas a partir de agora, quem precisa regularizar o CPF pode contar com um novo canal. A Receita Federal lançou um chat de atendimento via Telegram que oferece vários serviços relacionados ao CPF. Assim, é possível evitar que os cidadãos se desloquem até uma unidade de atendimento presencial, em especial durante a pandemia.
Atendimento via Telegram
Para solicitar o atendimento o interessado pode baixar o Telegram e acessar o canal “ReceitaFederalOficial”. Feito isso, se´ra necessário enviar uma mensagem e enviar os documentos e informações que lá forem solicitadas. Assim, a Receita poderá fazer uma análise do seu pedido, e por fim concluir o seu atendimento.
Para quem não sabe, o telegram é um aplicativo de trocas de mensagem, muito semelhante ao WhatsApp, que permite o envio de textos, vídeos, áudios e imagens, e está disponível tanto nas plataformas Android quanto iOS. O novo canal da Receita Federal se utiliza de chatabots, uma tecnologia de atendimento virtual que tem a função de simular uma conversa por meio de chat.
Serviços disponíveis pelo telegram
- Atualizar ou alterar dados pessoais;
- Regularizar CPF;
- Pedir segunda via;
- Consultar a situação cadastral;
- Informação do número do CPF;
- Consultar ausência de DIRPF (Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física).
O post CPF Irregular: Receita Federal lança atendimento pelo telegram apareceu primeiro em Jornal Contábil – Com você 24 horas por dia.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui