Quem trabalha com exportação precisa ter uma boa estrutura logística e financeira.
Em regra, os produtos são enviados ao comprador, mas apenas são quitados quando eles chegam ao destino.
Uma vez que os prazos de envio para outros países podem ser extensos, a empresa pode ter dificuldades com a parte financeira, precisando antecipar recebíveis.
É aqui que o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) se torna importante.
Essa é uma modalidade de crédito, em que o banco antecipa parte ou o total do valor que a empresa receberia apenas na entrega do produto.
Contudo, é preciso entender como ele funciona, além dos prós e dos contras, para definir se essa alternativa é realmente interessante para o seu negócio.
Para ajudar nessa decisão, preparamos este conteúdo esclarecendo como funciona o ACC e as principais dúvidas sobre o assunto.
Boa leitura!
Como funciona Adiantamento sobre Contrato de Câmbio?
O Adiantamento sobre Contrato de Câmbio é uma operação de crédito contratada com instituições financeiras autorizadas para atuar no mercado cambial e antecipar o pagamento de negócios relacionados à exportação.
A antecipação dos valores é feita em moeda nacional considerando o valor da venda feita em moeda estrangeira, com conversão feita pela taxa de câmbio do dia da contratação do ACC.
O contrato é elaborado com base na obrigação assumida pelo exportador em enviar determinada mercadoria ou entregar um serviço específico no exterior, a fim de evitar que essa operação seja usada para outras finalidades pela empresa contratante.
Assim, ele é feito durante a fase de produção ou pré-embarque da mercadoria, antecipando o recebimento de valores para que seja possível reinvestir na empresa.
Caso aconteça na etapa de comercialização ou pós-embarque, é preciso optar por outro tipo de contrato: o adiantamento sobre cambiais entregues (ACE).
Quais são as vantagens do ACC?
O contrato de adiantamento traz diversos benefícios para as empresas, principalmente as de pequeno e médio porte que estão em processo de expansão das atividades.
Veja quais são!
Recebimento antecipado
O principal atrativo do Adiantamento sobre Contrato de Câmbio é que ele permite antecipar até 100% do valor referente à exportação, como se a empresa recebesse o pagamento à vista, garantindo o acesso à capital de giro para a manutenção do negócio.
Proteção contra variação cambial
Como o adiantamento fixa a taxa de câmbio do dia da contratação, isso ajuda a proteger o contratante das variações cambiais que podem prejudicar o total recebido em caso de queda.
Taxas reduzidas
O ACC tem taxas de juros menores do que as ofertadas em outras operações de crédito, considerando a média do mercado brasileiro.
Isso acontece porque ela segue os valores praticados no exterior, que são mais vantajosos.
Também não são aplicados tributos bancários, como o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF).
Quais são as desvantagens do adiantamento?
Apesar das vantagens, também existem algumas desvantagens que devem ser avaliadas antes de contar com o ACC para evitar imprevistos.
Conheça as principais!
Limitação do prazo
O contratante precisa observar o prazo máximo de 360 dias, contados da data de contratação até a fatura do serviço ou conhecimento do embarque, além de um prazo de 750 dias entre a contratação e a liquidação do valor.
Devido à pandemia de Covid-19, o Banco Central (Bacen) emitiu a Circular n.º 4.002/2020 que alterou o prazo entre a data de embarque e a liquidação do contrato de câmbio para 1.500 dias.
O descumprimento do prazo para embarque do produto gera a obrigação de quitar todo o valor do ACC, com multa, correção monetária, diferenças cambiais e outros encargos previstos no contrato.
Análise de crédito
Esse tipo de contrato não conta com garantias externas, então é feito baseado unicamente na confiabilidade da empresa solicitante que é avaliada por uma análise de crédito feita pela instituição financeira.
Por isso, nem sempre é possível aproveitar essa operação de crédito.
O que é ACC indireto?
O Adiantamento sobre Contrato de Câmbio indireto acontece quando a pessoa que busca o crédito não é o exportador, mas uma empresa que participe do processo produtivo, como um fabricante de insumos e outros fornecedores.
Dessa maneira, eles também conseguem adiantar a receita e aproveitar os benefícios gerados pela ACC.
Para isso, a empresa exportadora deve emitir uma declaração informando que os insumos serão utilizados na exportação, além dos produtos que serão enviados para o exterior e os seus valores.
Como receber os pagamentos do exterior?
Quem conta com negócios realizados no exterior precisa ter boas alternativas para receber os pagamentos devidos.
Com a necessidade de converter a moeda e encaminhar o dinheiro de outros países, é necessário arcar com algumas taxas.
Os custos variam de acordo com a modalidade de pagamento escolhida e as instituições responsáveis, porém, de modo geral, os bancos cobram altos valores para intermediar essas transações.
Assim, é fundamental conhecer as alternativas existentes no mercado, como as plataformas especializadas em transferências internacionais.
A Remessa Online, por exemplo, permite que você envie e receba valores do exterior, oferecendo as melhores taxas do mercado nas transações.
Na página inicial é possível simular o valor a ser enviado ou recebido, considerando a moeda de origem e destino, além de observar as taxas.
Os custos são:
- conversão da moeda pelo câmbio comercial do momento da transação;
- taxa fixa de 1,3% do total transferido;
- IOF de 0,38% nas transferências entre terceiros;
- tarifa de R$ 5,90 apenas se a transação for inferior a R$ 2.500.
A utilização da plataforma é simples e intuitiva, facilitando a realização de todo o processo.
Após o pagamento feito pelo cliente, você receberá o dinheiro em sua conta no Brasil em até 2 dias úteis.
Então, este post esclareceu como funciona o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC)? Conhecendo essa operação, esperamos que você tenha mais facilidade para planejar as exportações e consiga manter um bom fluxo de caixa na sua empresa.
Se você quer saber mais sobre como garantir as melhores condições nas transações internacionais, acesse o site da Remessa Online e descubra as vantagens da plataforma!
O post Entenda como o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) funciona apareceu primeiro em Jornal Contábil – Com você 24 horas por dia.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui