Se você é MEI, em maior ou menor grau está sentindo na pele que os últimos meses não têm sido nada fáceis.
De acordo com um estudo feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE ), em parceria com a FGV Projetos, 87% dos microempreendedores individuais tiveram perda de receita e 46% ainda estão com os negócios fechados.
Não é à toa que recentemente o Senado Federal aprovou empréstimos de até R$ 50 mil para quem se insere nesta categoria, como forma de auxiliar as pequenas empresas e evitar ainda mais falências.
De fato, o início da quarentena foi devastador para muitos negócios.
Com os comércios fechados e as pessoas em casa, conseguiu sobreviver quem tinha certa reserva financeira.
E agora, com uma nova normalidade em curso, sobreviverá quem souber se adaptar.
É inegável que a economia está passando por uma crise, mas mesmo em períodos difíceis as pessoas – de forma generalizada – não param de comprar.
Isso significa que existem potenciais clientes do seu negócio por aí.
A sua tarefa, então, é encontrá-los.
Neste artigo vamos compartilhar 3 dicas de ouro para ajudar você nessa missão.
São estratégias que você pode usar para captar clientes durante e após a pandemia.
Acompanhe e faça o seu negócio crescer mesmo em meio a tempos conturbados.
#1: Entenda como o seu produto ou serviço pode ajudar as pessoas em tempos de pandemia
Parece óbvio, mas muitas empresas ainda não entendem que devem vender soluções e benefícios, e não apenas produtos ou serviços.
Principalmente em momentos de crise, quando as pessoas estão mais receosas em “gastar dinheiro”, é preciso ter isso claro em mente, para assim conseguir conquistar o seu consumidor.
Você já refletiu sobre como o seu produto e serviço é útil para a sociedade nesse momento? Se ainda não, precisa começar por aí.
Identificar o elo genuíno que conecta o que você vende com quem compra.
Para isso, observe o modo como estamos vivendo no momento.
Por exemplo:
- As pessoas estão passando mais tempo em casa, se preocupando mais com seu espaço interno. Móveis, ítens de decoração, pinturas, tudo isso ganha atenção;
- Com mais tempo em casa, as roupas também mudam. Estamos vestindo mais peças confortáveis;
- Para quem trabalha em home office e tem família, o desafio está sendo ter tempo para cozinhar e ter tempo para dar atenção a todos. Ter marmitas congeladas ou a pronta entrega pode ajudar a poupar tempo;
- E por aí vai.
Pense em todo esse contexto e encontre a brecha de onde o seu produto ou serviço entra.
É nessa tecla que você deve bater antes de ir atrás de clientes.
#2: Comece por quem já é de casa
Quando você decidiu empreender e abriu seu CNPJ, aposto que seus familiares e amigos foram os primeiros a ficar sabendo.
Acertei?
Quando divulgamos algo que fazemos, costumamos recorrer a quem “já está do nosso lado”.
A mesma lógica se aplica ao seu negócio.
Sabe a carteira de clientes que você já possui? É hora de usá-la.
Se você ainda não usa um CRM ou outra ferramenta que contenha dados detalhados dos seus clientes, tudo bem.
Aqui, um número de telefone ou endereço de e-mail já podem ajudar.
Antes de mais nada, essas pessoas sabem que a sua empresa continua funcionando? Se não sabem, que tal avisar?
Envie um e-mail ou mensagem explicando as condições em que estão atendendo.
Você também pode aproveitar a oportunidade para oferecer um cupom de desconto ou criar um cartão fidelidade.
Uma ideia legal para aumentar o seu alcance é fazer promoções com base em indicação.
Vamos supor que você tenha uma hamburgueria.
Crie cartões de pontuação com descontos progressivos por volume de indicação.
Por exemplo: se o cliente te indicou 3 pessoas que compraram também, ganha uma batata-frita de brinde.
Se indicou 5, ganha batata e refrigerante, e por aí vai.
Essa é uma maneira de incentivar quem já te conhece a continuar comprando e a indicar sua marca para amigos.
Não podemos subestimar o poder do “boca-a-boca”, principalmente em tempos nos quais as pessoas estão se preocupando mais com onde gastam dinheiro.
#3: Invista em Marketing Digital
A transformação digital não é um processo que foi desencadeado pela pandemia, mas é algo que com certeza foi acelerado por ela.
Com as rígidas regras de isolamento social, mais do que nunca a sociedade como um todo está presente na internet.
E se a sua empresa ainda não está na internet também, você está perdendo oportunidades.
Se você ainda não possui uma presença online, precisa começar por aí.
Ter um site e estar presente nas redes sociais, hoje em dia, é o mínimo.
A partir disso, você pode evoluir a sua estratégia digital, criando páginas de vendas, alimentando um blog conteúdo otimizado para SEO, e estruturando mecanismos para captação de Leads (contatos).
O Marketing Digital veio para ficar e não tem como fugir disso.
Ele será imprescindível para qualquer empresa que queira gerar resultados na internet.
E a vantagem para você que é MEI e que “não quer gastar muito”, é que no Marketing Digital todas as ações são mensuradas, então você pode acompanhar de perto o retorno sobre investimento (ROI).
Agora, se você já possui certa presença digital e está familiarizado com o Marketing Digital, a sugestão é dar o próximo passo e investir em Inbound Marketing.
Também conhecido como “Marketing de atração”, no Inbound quem encontra a sua empresa são os clientes.
Ao invés de ir atrás deles, eles chegam até você por meio de uma estratégia digital holística, que engloba diversos canais e frentes diferentes.
E a boa notícia é que o Inbound Marketing custa 62% menos que o marketing tradicional.
Saiba mais no post: Estratégias de Inbound, Automação de Marketing e Personas
Vale destacar que o segredo para ter sucesso no Marketing Digital é paciência.
Os resultados aparecem, mas entre o colhimento dos primeiros resultados e o setup de toda a estratégia costuma demorar em média de 2 a 4 meses, dependendo do tipo de negócio.
Por isso, não desista! E não deixe de seguir as dicas 1 e 2 independente de investir em Marketing Digital ou não, pois elas se complementam e podem melhorar seus resultados.
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Fonte: Jornal Contábil
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