A pandemia do novo coronavírus trouxe uma realidade completamente nova para as empresas em todo o mundo, e com os escritórios de contabilidade isso não foi diferente.
Empresas em todo o mundo tiveram que aprender a trabalhar remotamente, adotar novas tecnologias e mudar seus processos rapidamente.
No segmento contábil, os escritórios tiveram que traçar um novo panorama.
No Brasil, em especial, o desafio incluiu também uma ginástica financeira, e a criatividade para trazer novos clientes em um período difícil.
Um estudo realizado pela Endeavor, Revista PEGN e Resultados Digitais apontou que quase 78% das empresas tiveram perda entre 40% e 100% do faturamento durante a pandemia.
Considerando-se que a maioria das empresas brasileiras são PMEs – a base do mercado contábil hoje, é possível visualizar o tamanho da crise.
Toda essa mudança exigiu uma nova postura dos contadores, e o cenário deve exigir uma nova postura das empresas nos próximos meses.
Veja o que você pode fazer para digitalizar sua operação contábil:
1- Comunicação é digital
Tradicionalmente, os contadores acabam se divulgando “no boca a boca”; poucos já utilizam recursos digitais para falar da sua marca.
Entretanto, esse panorama deve mudar nos próximos meses, com a utilização das técnicas de marketing digital e conteúdo para atrair mais clientes.
Ou seja, profissionais contábeis e escritórios de contabilidade terão que demonstrar seu conhecimento e sua oferta de valor para atrair clientes em potencial.
Mídias sociais, webinars, ebooks – são inúmeras as maneiras de criar essa comunicação, a um custo zero –desde que o empreendedor contador dedique tempo para esse trabalho.
De qualquer maneira, conteúdo pode ajudar contadores a gerar novas conversas, com clientes potenciais fora da sua rede de conhecimento, e trazer novos negócios.
2- Contabilidade na nuvem
Embora tenhamos a impressão de que os contadores brasileiros vivem imersos em papel, isso não é totalmente verdadeiro.
O Sistema de Escrituração Digital já trouxe a tecnologia para dentro dos escritórios e, agora, contadores precisam conectar seus clientes à tecnologia para desenvolver um trabalho mais especializado e voltado para a gestão financeira das empresas.
E essas tecnologias estão relacionadas às plataformas na nuvem, que permitem uma interação muito melhor com os clientes contábeis, bem como a ampliação do seu raio de atuação geográfica, e ganhem eficiência ao perder menos tempo com tarefas administrativas.
A contabilidade baseada em nuvem é o futuro do setor contábil.
3- Colaboração virtual cada vez maior
O trabalho remoto virou o “normal” para muitas empresas.
De fato, a taxa de imóveis comerciais desocupados em uma cidade como São Paulo, por exemplo, pode chegar até 27% no final do ano.
Ou seja, muitas empresas estão abandonando os espaços físicos.
Além de usar a tecnologia para gerenciamento, marketing e gestão financeira do cliente, os profissionais de contabilidade também vão precisar integrar a tecnologia na comunicação e na colaboração com seus times e também com clientes.
Ferramentas para reuniões virtuais e treinamentos, repositórios para compartilhamento contábil entre o escritório e o cliente e plataformas de colaboração serão essenciais para o trabalho do contador.
Além disso, os escritórios de contabilidade precisam garantir que seus times trabalhem de maneira uniforme para o cliente.
E existem ferramentas de gestão financeira que unem a gestão contábil e a gestão do cliente de maneira eficiente, e que permitem o acompanhamento do ciclo de vida e do atendimento do cliente, de qualquer lugar.
Para finalizar, a Transformação Digital na contabilidade não começou agora, mas está longe de terminar.
Contadores e clientes vão buscar, após a pandemia, criar condições para maior integração, agilidade e soluções que viabilizem a continuidade do negócio.
O que você vai fazer para o seu escritório pegar carona nessa mudança?
O post Qual é o futuro da contabilidade pós COVID-19? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Com você 24 horas por dia.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui