De profissionais liberais a empresas de todos os portes: em tempos de home office e Coronavírus, o uso das ferramentas certas contribui ativamente para que as empresas continuem sua rotina sem grandes alterações nos resultados.
Com flexibilização do isolamento social ou não, depois de tantos meses de pandemia, o trabalho remoto ainda é a melhor opção para muitos.
E, ainda assim, existem demandas que precisam ser resolvidas de forma online diariamente.
Então, qual a maneira mais prática para reunir à distância todos os colaboradores e atender os clientes de uma empresa?
Confira cinco dicas que ajudam a superar as barreiras do distanciamento social:
1. Investir em uma boa ferramenta de videoconferências
A dica parece óbvia, mas faz toda diferença quando o trabalho em equipe é comum na rotina de trabalho e necessita-se de constante diálogo.
Uma ferramenta como o Whereby, por exemplo, é diferenciada por diversos motivos.
A plataforma da startup norueguesa permite configurar uma sala de reunião gratuita para até 4 participantes.
Se você tiver uma equipe maior, o plano Pro possibilita até 12 participantes por sala.
Já o Plano Business oferece suporte a salas de até 50 pessoas.
Nas versões pagas é possível explorar recursos que elevam o nível profissional das reuniões por videoconferência, como personalização das salas com a logomarca e URL da sua empresa, além de poder gravar as reuniões, compartilhar telas e utilizar integrações com ferramentas de edição colaborativa em tempo real como:
- Miro para quadros interativos
- Google Docs para anotações
- Murais do Trello
2. Organizar agenda de videoconferências para decisões tomadas à distância
Para garantir que você atinja o objetivo de uma reunião online, defina uma agenda e a compartilhe com os participantes convidados com antecedência.
Assim, os colaboradores podem se preparar de acordo com uma pauta pré-definida.
A dinâmica de trabalho pode envolver tomar decisões, definir rumos, organizar, definir orçamentos.
Para isso, é importante avaliar a urgência da decisão, além de encontrar um bom formato para apresentar problemas por escrito.
Podem ser apresentações do PowerPoint ou do Google, um documento, ou o que funcionar melhor para a organização.
Criar um modelo para orientar as decisões que precisam ser tomadas e facilitar a descrição dos tópicos que devem ser abordados é um caminho interessante.
E se precisar assinar um contrato ou documento? Outra dica é usar o Autentique, que permite solicitar ou fazer assinaturas a partir de um arquivo que pode ser em formato doc, docx, PDF.
Na versão gratuita é possível assinar ou enviar até 20 arquivos por mês para outras pessoas.
3. Entender e auxiliar na produtividade da equipe
Com a ferramenta de videoconferência definida e uma agenda bem organizada, também faz parte do processo entender como funciona a produtividade da equipe.
Evite transtornos de comunicação ao avaliar as habilidades dos colaboradores.
O ideal é identificar a capacidade de transmitir ideias complexas, absorver e sintetizar grandes quantidades de informação.
Para fluir com a produtividade, é necessário também priorizar objetivos ao invés de somente os processos.
Se antes os colaboradores desenvolviam suas atividades de uma determinada maneira, é possível que em trabalho remoto seja necessário rever a própria metodologia e aprimorá-la para atingir as metas.
Para auxiliar e incentivar a produtividade, é importante também que os gestores deem o seu feedback de forma regular e individual ao menos uma vez por semana para cada membro da equipe.
4. Promover e incentivar capacitações online
Dar a oportunidade para que os colaboradores se especializem dentro da empresa é uma forma de qualificá-los para a função que exercem.
A estratégia pode auxiliar na motivação e retenção dos talentos neste momento de trabalho remoto.
E engana-se quem pensa que para isso seria necessário realizar grandes investimentos.
Existem cursos e materiais online gratuitos de qualidade que podem ser previamente avaliados pela gestão e indicados aos colaboradores para o seu aprendizado e crescimento profissional.
5. Contratar uma agência digital para a comunicação com os clientes e leads
Por fim, em meio a crise que atinge diversos segmentos, existe a preocupação em manter a empresa em crescimento ou pelo menos com alguma saúde financeira.
O isolamento social apenas confirmou o que muitos já sabiam: é preciso investir na presença digital.
Contratar uma Agência Digital pode ser o caminho para alavancar ainda mais um negócio, seja qual for o seu porte.
Existem diversas possibilidades ao investir em Marketing Digital.
Através da otimização de sites, uma empresa pode ser encontrada mais facilmente nos mecanismos de buscas como o Google.
Com a publicidade online e campanhas pagas isso também ocorre, além, claro do trabalho de marketing de conteúdo em blogs e redes sociais que fortalecem o relacionamento com clientes e leads.
Contar com uma agência especializada em performance, conversão de vendas e posicionamento na internet, faz com que qualquer negócio ganhe chances de seguir crescendo – ou até mesmo se reerga – neste momento conturbado.
Por Redação Agência Marke Marketing Digital
O post Trabalho Remoto: Confira 5 dicas que vão te ajudar a superar o distanciamento social apareceu primeiro em Jornal Contábil – Com você 24 horas por dia.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui