O vídeo currículo não é nenhuma novidade, o formato já vinha sendo uma exigência entre as empresas mais antenadas desde o ano passado.
Mas com a pandemia e a migração de muitas empresas para o home office, as empresas passaram a buscar manter a produtividade e selecionar pessoas no cenário de distanciamento e prevenção contra o novo coronavírus, por isso, veio a necessidade de reinventar as metodologias de trabalho e o recrutamento.
Segundo a especialista em recolocação profissional Ana Chauvet, o vídeo currículo é uma breve apresentação do candidato, mostrando de forma sucinta sua vida profissional.
“O vídeo currículo pode fazer parte do processo seletivo, mas vai depender de como tem sido montada a estrutura de recrutamento e seleção da Empresa.
Até 3 minutos é um tempo suficiente. Ideal que siga um roteiro: Nome, onde mora, um hobby.
Quanto tempo de experiência tem, formação acadêmica, empresas que passou, cargos que passou, principais habilidades técnicas e principais competências comportamentais. Você vai dar uma resumida na sua vida profissional e mostrar os pontos mais fortes”, orienta.
A especialista em vídeos em oratória Laila Wajntraub, CEO do Clube da Fala, dá 10 dicas de como deve ser feito o vídeo currículo:
1. Treine bastante a exposição em vídeos para você aprender a lidar com a ansiedade, pois a timidez pode colocar tudo a perder; já que o meio corporativo exige profissionais cada vez mais preparados e com várias habilidades.
Dentre as qualificações profissionais, a capacidade de comunicar-se de forma eficaz nas plataformas digitais apresenta-se como uma das características que tem sido muito mais valorizada nas grandes corporações.
Invista em curso de oratória, como o Clube da Fala, que trabalhe exposição em vídeos.
2. Se filme com frequência e se veja para observar pontos positivos e pontos a serem aperfeiçoados na sua comunicação.
3. Haja com a máxima naturalidade como se você estivesse “conversando” com a câmera para não passar tensão ou ficar muito robotizado.
4. Filme no formato horizontal;
5. Faça um roteiro para não se esquecer de nada;
6. Tenha cuidado com a qualidade da gravação. Fique atento ao volume do áudio e evite os ruídos.
7. Não estenda demais a duração do vídeo;
8. Não gesticule demais e mantenha a postura;
9. Grave o vídeo em um cenário adequado. Capriche na iluminação do ambiente.
10. Ainda vale lembrar que é essencial falar sobre as experiências acadêmicas, cursos de idiomas e outras informações que o candidato julgar necessárias para o processo seletivo.
Todos esses dados são fundamentais para que o recrutador conheça melhor o candidato e veja o quanto ele pode contribuir para a vaga que está sendo ofertada.
Dica Extra: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Por Laila Wajntraub, especialista em vídeos em oratória CEO do Clube da Fala
O post Vídeo Currículo: Saiba como funciona e como ele deve ser feito apareceu primeiro em Jornal Contábil – Com você 24 horas por dia.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui