O Microempreendedor Individual (MEI) que deseja expandir seu negócio pode recorrer a algumas opções de crédito bem interessantes, sendo o cartão de BNDES para MEi como uma das melhores opções.
Cartão BNDES o que é?
Para quem não sabe, o cartão BNDES é um produto original do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). Através dele é possível financiar investimentos da empresa de qualquer categoria sediada no Brasil, inclusive para quem tem um CNPJ MEI, claro, respeitando o limite máximo do faturamento anual de cada categoria.
É importante mencionar que somente as instituições financeiras credenciadas podem emitir o cartão, em parceria com o BNDES que é somente a instituição que detém os recursos.
Sendo os bancos credenciados que liberarão a emissão do cartão.
Quais bancos podem emitir o cartão BNDES?
Saiba quais bancos são credenciados a emitir o cartão BNDES para o MEI:
- Banco do Brasil;
- Banco do Nordeste;
- Banestes; Banrisul;
- Bradesco;
- BRDE;
- Caixa Econômica Federal;
- Itaú;
- Santander;
- Sicoob.
Onde o cliente é quem escolhe em qual instituição financeira fazer o cartão BNDES. Vale lembrar que caso você tenha o pedido do cartão recusado em uma instituição é possível ainda solicitar em outro banco.
Limites
O limite de crédito para cada cliente pode chegar até R$ 2 milhões podendo ser parcelado em até 48 vezes com taxa de juros pré-fixada. Mas vale lembrar que como mencionado anteriormente, a liberação depende da movimentação anual.
Quais os benefícios do cartão BNDES?
Existem muitos benefícios para esse cartão, inclusive pode abrir novas portas para o MEI. Afinal de contar ter um capital de giro para investir no seu negócio ou ainda em recursos para reverter uma situação emergencial além de ampliar a infraestrutura do seu negócio é um excelente negócio.
Dentre a variedade de coisas que você pode financiar, você pode até comprar um veículo se for de utilidade para o seu MEI.
O mesmo vale para:
- Equipamentos
- Embalagens para seu e-commerce ou loja física
- Insumos agropecuários
- Materiais de escritório
- Equipamento audovisual
- Computadores
- Produtos virtuais
- Etc
Ainda é permitido revender produtos que foram financiados com o cartão BNDES, mas não é possível realizar a compra de produtos usados com o mesmo.
Quero solicitar, como faço?
O primeiro passo para solicitar é estar com seu CNPJ ativo, além disso há ainda o cartão BNDES AGRO, que funciona sob as mesmas regras, mas é concedido à pessoa física do produtor rural que possua CNPJ.
Para o MEI solicitar seu cartão BNDES, é necessário estar formalizado (com CNPJ) e que sua atividade faça parte das Políticas Operacionais e de Crédito do BNDES. Além disso, as documentações solicitadas são:
- Certidão Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União – CND ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União – CPEND
- Certificado de Regularidade do FGTS
- Comprovação de Regularidade quanto à entrega da RAIS (no caso de MEI com funcionário)
- Declaração de que está legalizado perante os órgãos públicos.
Atendendo aos requisitos e portando os documentos necessários, procure um dos bancos credenciados.
O post Cartão BNDES para MEI: Saiba o que é e como pedir o seu apareceu primeiro em Jornal Contábil – Com você 24 horas por dia.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui