Se comparada com a Selic, que caiu 5,5 pontos percentuais nos últimos 7 anos, as taxas para pessoa física tiveram elevação de 2,37 e para pessoa jurídica redução de 3,80, no mesmo período

A Pesquisa de Juros da ANEFAC constatou uma nova queda nas taxas de juros das operações de crédito em novembro de 2020. De acordo com o responsável pelo estudo, Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo de estudos e pesquisas econômicas da ANEFAC, estas reduções se devem: a redução dos depósitos compulsórios promovida pelo Banco Central, as operações de crédito com juros baixos e aportes do governo para pagamento das folhas das empresas pequenas e médias, renegociação de dívidas com juros menores e, por fim, a redução de juros para não agravar ainda mais o quadro de inadimplência e solvência das empresas e pessoas físicas.

Segundo ele, isso não quer dizer que em 2021, esse cenário deve se manter. “Tendo em vista a piora do cenário econômico, com maior risco de crédito e da elevação da inadimplência, a tendência é que as taxas de juros possam ser elevadas. Mas, não podemos esquecer que algumas ações do BC podem amenizar estas altas, entre elas a redução de impostos, compulsórios e reduções da taxa Básica de Juros”, diz.

Confira os dados da Pesquisa da ANEFAC na íntegra, clique aqui.

ANEFAC EVOLUÇÃO DAS TAXAS MENSAIS DE JUROS – PESSOA FÍSICA
ANEFAC EVOLUÇÃO DAS TAXAS MENSAIS DE JUROS – PESSOA JURÍDICA
ANEFAC TAXA DE JUROS PARA PESSOA FÍSICA
ANEFAC TAXA DE JUROS PARA PESSOA JURÍDICA
ANEFAC TAXAS DE JUROS MARÇO 2013 A NOVEMBRO 2020
ANEFAC ALTERAÇÕES NOS PRAZOS MÉDIOS DE FINANCIAMENTO
ANEFAC Informações e Recomendações ao Consumidor

Pessoa Física

Todas as linhas de crédito tiveram suas taxas de juros reduzidas no mês.

A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,03 ponto percentual no mês (0,65 ponto percentual no ano) correspondente a uma redução de 0,54% no mês (0,71% em doze meses) passando a mesma de 5,54% ao mês (90,99% ao ano) em outubro de 2020 para 5,51% ao mês (90,34% ao ano) em novembro de 2020 sendo esta a menor taxa de juros desde julho de 2013.

Pessoa Jurídica

Todas as linhas de crédito pesquisadas tiveram suas taxas de juros reduzidas no mês.

A taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou uma redução de 0,03 ponto percentual no mês (0,49 ponto percentual no ano) correspondente a uma redução de 1,05% no mês (1,22% em doze meses) passando a mesma de 2,86% ao mês (40,27% ao ano) em outubro de 2020 para 2,83% ao mês (39,78% ao ano) em novembro de 2020, sendo esta a menor taxa de juros da série histórica.

Taxa de juros x Selic

Considerando todas as elevações e reduções da taxa básica de juros (Selic) promovidas pelo Banco Central desde março de 2013, tivemos neste período (março de 2013 a novembro de 2020) uma redução da Selic de 5,50 pontos percentuais (redução de 72,41%) de 7,25% ao ano em abril de 2013 para 2,00% ao ano em novembro de 2020.

Neste período, a taxa de juros média para pessoa física apresentou uma elevação de 2,37 pontos percentuais (elevação de 2,69%) de 87,97% ao ano em março de 2013 para 90,34% ao ano em novembro de 2020.

Nas operações de crédito para pessoa jurídica houve uma redução de 3,80 ponto percentual (redução de 8,72%) de 43,58% ao ano em março de 2013 para 39,78% ao ano em novembro de 2020.

Sobre a ANEFAC:

Criada há mais de 52 anos, a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) reúne executivos e demais profissionais nas áreas financeira, administrativa e contábil para o intercâmbio de ideias, inovações e o compartilhamento das melhores práticas de mercado no Brasil. Tem como missão principal a promoção de um fórum dinâmico e permanente para gestores de negócios. Com sua extensa lista de eventos ao longo do ano, a entidade atende a uma das mais significativas demandas dos profissionais: a atualização para o novo cenário corporativo, muito mais veloz e competitivo. Por meio de sua diretoria e associados, a ANEFAC coloca em pauta os principais assuntos que movimentam os mercados de finanças, administração e contabilidade, antecipando as mudanças que movem o ambiente empresarial.  Produz e distribui conhecimento, também se articulando com importantes entidades do setor. Tem ainda forte compromisso com o incentivo à transparência das organizações brasileiras incentivando o desenvolvimento de negócios, por meio do Troféu Transparência • Prêmio ANEFAC – FIPECAFI. www.anefac.org.br.

Por ANEFAC

O post ANEFAC: Nova queda nas taxas de juros das operações de crédito apareceu primeiro em Contabilidade na TV.

Fonte: Contabilidade na TV
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui