Definitivamente 2020 entrará para a história como o ano de maior aprendizado para a humanidade.
Aprendemos a conviver com um inimigo invisível, a trabalhar em tempo integral de forma remota, lidando com as dificuldades do expediente triplo, em que o trabalho se mistura com as responsabilidades da casa e o cuidado com os filhos.
Enfim, foi um ano em que muitas pessoas aprenderam a valorizar a saúde, a reconhecer a importância do outro em suas vidas e, o mais importante, aprenderam sobre a importância de conhecer a si próprio – suas fraquezas, fortalezas e limites emocionais.
Conhecer a si próprio passou a ser um importante aliado neste turbulento período, para o qual fomos “arremessados” sem preparo ou planejamento prévio. Então, por que esperar que outras surpresas aconteçam para turbinar nosso autoconhecimento?
Entender nosso potencial faz uma grande diferença em momentos cruciais, como foi a pandemia. Justamente por isso, muitas empresas começaram a investir no preparo de suas equipes para que desenvolvam o autoconhecimento – uma das habilidades mais valorizadas e necessárias, tanto no campo profissional quanto no pessoal.
Ter autoconhecimento possibilita fazer ótimas escolhas profissionais e ainda contribui para as relações interpessoais, já que com ele as pessoas passam a entender suas preferências comportamentais e a dos outros com quem convivem, o que contribui para tornar o ambiente mais harmonioso e feliz.
Para quem busca crescer na carreira, a recomendação é que, se ainda não tem autoconhecimento, procure imediatamente desenvolvê-lo, porque, quando um profissional é capaz de identificar seus valores como pessoa e profissional, ele consegue traçar um caminho de sucesso concreto para sua carreira, bem como para a empresa que representa.
Autoconhecer-se demanda dedicação e tempo, mas existem no mercado ferramentas que tornam esse processo mais ágil e assertivo. Hoje é possível uma avaliação psicométrica em profissionais e até mesmo em jovens.
Essa avaliação pode ser completa e eficiente, pois, além de apontar as habilidades de uma pessoa, antecipa tendências comportamentais, preferências, o estilo de comunicação e quais são suas limitações, ajudando, inclusive, a escolher o curso com a maior probabilidade de sucesso na carreira profissional, isso no caso de jovens em busca da carreira dos sonhos.
Quando um profissional tem autoconhecimento, já ganha pontos na sua trilha de carreira, pois sabe qual é a sua tendência comportamental e consegue extrair o melhor de todas as situações.
As pessoas que não vivenciaram o autoconhecimento tendem a não explorar todos os seus potenciais, ou seja, têm dificuldade em descobrir o verdadeiro propósito que levará a uma carreira sólida e feliz.
É possível encontrar diversas ferramentas de autoconhecimento no mercado. Algumas empresas, inclusive, disponibilizam gratuitamente determinados tipos de avaliação, mas como representante de uma empresa global, líder na oferta desses produtos, reforço que é preciso ter cuidado.
É muito importante buscar uma empresa idônea, séria e que invista em tecnologia e, principalmente, que tenha o respaldo de órgãos de psicologia, pois isso garante a eficiência dos produtos e serviços prestados.
Esse é um período em que as empresas estão se organizando e planejando suas estratégias de negócios para 2021. Que tal incluir no planejamento o investimento em ações focadas no bem-estar de suas equipes, principalmente aquelas relacionadas à saúde e ao desenvolvimento pessoal?
Nesse aspecto é interessante contar com a expertise de empresas especializadas no fornecimento dessas ferramentas e serviços. As avaliações psicométricas mostram quais são as tendências comportamentais, as fortalezas, as limitações, como o profissional se motiva e se desenvolve, e até mesmo o valor que ele vai entregar à organização.
Outra ferramenta de muita importância é a que mede o nível de inteligência emocional dos profissionais, uma habilidade que tem sido bastante demandada neste ano. Com o resultado dessa avaliação, os profissionais entendem como fazer a gestão de suas emoções e como vão poder fazer a gestão emocional do outro, o que revela se ele tem capacidade de exercer um cargo de confiança e qual o tempo necessário para atingir o seu desenvolvimento formal e trazer resultados efetivos para a empresa no curto e médio prazos.
Enfim, investir no autoconhecimento dos profissionais de sua equipe pode ser a estratégia de negócio mais eficiente para a empresa que busca se destacar e crescer em seu setor, pois mostra que ela está comprometida a oferecer um ambiente saudável, com profissionais sendo reconhecidos e valorizados por suas habilidades e competências. Também é o caminho para ela passar a produzir mais e com maior qualidade, e todo mundo ganha com isso!
Por Rejane Matos – É Administradora com especialização em Inteligência de Mercado e gerente de Marketing do Grupo Soulan e da Thomas International Brasil.
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Fonte: Jornal Contábil
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