Em 2020 o mundo inteiro sofreu com a pandemia provocada pelo coronavírus, o que obrigou muitos segmentos a se reinventarem para poderem continuar atuando.
Este cenário acelerou o crescimento dos serviços digitais e a contabilidade foi um dos serviços que cresceu e se adaptou a esta nova forma de consumo.
E não me refiro apenas aos escritórios contábeis que criaram sites, anúncios ou coisas do gênero, mas a quantidade de profissionais que começaram a se posicionar nas redes sociais como autoridade em temas específicos desta área.
Para exemplificar essa nova realidade, iremos mostrar 4 formas de aumentar a sua presença digital e conseguir mais clientes para a sua contabilidade.
1.Construa sua presença digital
Com as pessoas passando mais tempo em seus lares e as relações presenciais sendo interrompidas, se tornou algo primordial construir uma presença online, para se destacar no meio da concorrência e garantir que a base de clientes continue crescendo.
Nas redes sociais, como no Instagram por exemplo, há muitos contadores, de diferentes idades, que esclarecem dúvidas diariamente do seu público, o que ajuda a aproximar-se da sua audiência e qualificar os leads.
2. Foque em um segmento
Se você estiver começando a migrar para as redes sociais, vai se deparar com uma alta concorrência, e com muitos profissionais que já estão consolidados no mercado. Mas isso não deve lhe causar medo, pois há muitas formas de segmentar o seu público e adequar a sua abordagem.
Por exemplo, os profissionais de marketing digital, que encontram muita dificuldade quando precisam esclarecer dúvidas sobre contabilidade.
Uma delas é a que envolve os infoprodutores, onde uma parcela de profissionais diz que é possível atuar como MEI, enquanto a outra diz que o mais correto é ME, já que a categoria relacionada a marketing foi removida.
Então comece pesquisando por algum tema que você tenha mais afinidade e comece a gerar conteúdos que esclarecem as dúvidas das pessoas.
3.Ferramentas essenciais
Criar um site é muito importante para qualquer profissional que queira atuar no mundo digital. Caso você não tenha muita habilidade com a construção de sites, pode baixar um template grátis, que é o layout pronto para o uso. Isso economiza muitas horas de trabalho e os gastos com um web designer.
O Instagram também deve ser utilizado com sabedoria, então crie uma estratégia de conteúdo, com temas que façam parte do dia a dia da sua audiência. Um exemplo é criar vídeos e postagens falando sobre como declarar o imposto de renda, a importância de contratar um contador ou escritório para a sua empresa, mostrando os riscos que ele pode correr caso tente fazer a contabilidade sozinho.
Email é fundamental, vimos o whatsapp ficar fora do ar, problemas no acesso ao Facebook, principalmente porque essas empresas muitas vezes limitam o alcance orgânico.
4.Invista no mercado de educação
Os infoprodutos estão crescendo cada vez mais, agora que as pessoas estão passando mais tempo em casa, o tempo gasto com o deslocamento, pode ser investido no desenvolvimento pessoal e profissional.
Já imaginou que a maioria dos processos da sua empresa, seja através de um escritório contábil ou uma assessoria, podem ser executados remotamente?
Podemos utilizar ferramentas de videoconferência para reuniões, assinar contratos digitalmente, treinar equipes através de plataformas digitais, entre outras diversas atividades.
Por outro lado, temos milhares de profissionais que ainda não utilizam essas ferramentas e que utilizam métodos antigos e que além de gastarem o tempo dos profissionais, podem fazer com que perca mais dinheiro. Ensine-os a criar uma contabilidade digital.
Atualmente qualquer profissional pode criar um treinamento online para ajudar outras pessoas, este mercado está aquecido e devido ao seu poder de escala, pode aumentar absurdamente o seu faturamento.
Adapte-se ou morra!
Essa frase é famosa e reflete o comportamento do mercado. Às empresas e os profissionais precisam ficar atentos às modernidades, pois isso pode fazer com que eles saiam na frente e conquistem uma fatia do mercado.
Quem não se adapta às novas tecnologias, está fadado ao fracasso e infelizmente foi o que ocorreu com muitas empresas nos últimos anos. Aproveite e confira o nosso Guia Completo sobre Contabilidade Digital.
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Fonte: Jornal Contábil
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