Designed by @Flamingo Images / shutterstock

Na matéria de hoje vamos explicar se é possível abrir uma franquia, sendo um microempreendedor individual.

Você sabe o que é uma franquia? Continue conosco e entenda tudo sobre este assunto.

O que é uma franquia? 

A franquia é um formato de administração com venda de licença, neste caso o franqueador permite que o franqueado use a sua marca, da patente, dos produtos ou dos serviços. 

Mas o Microempreendedor individual pode abrir uma franquia? 

Usar o nome de uma empresa que já tem sua trajetória no mercado, que já é reconhecida, é necessário estar atento a muitas exigências, mas respondendo a esta pergunta é possível SIM!

Faturamento 

Como já falamos acima, o microempreendedor individual pode se transformar em franqueado, porém,  é necessário estar atento ao valor anual do faturamento, que não deve ultrapassar R $81.000,00.

Portanto dê atenção aos investimentos do valor de cota da franquia desejada, além disso se certifique-se de que o negócio está dentro da lei que regula o setor-franqueado e não o funcionário do franqueador.

Exemplos de Franquias

São vários tipos de franquias, algumas com investimentos menores, outras que dão a liberdade de seus franqueados trabalharem em home office.

Veja abaixo os modelos 

Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

Bem Seguros e Créditos

Este ramo vai exercer sobre seguros e crédito, o empreendedor pode exercer suas atividades em casa, hotéis ou escritórios para reuniões.

Nestes casos o franqueado pode vender toda a gama de produtos que a marca oferece.

No início o investimento “partner” custa aproximadamente R $8.500,00, o faturamento mensal médio é de R $6.000,00.

Franquia Mr. Fit

Esta trata-se de uma rede paulista de fast-food, eles tem um método diferenciado, reduzido, que consiste em um freezer para revenda de refeições e caldos congelados. 

O MEI que for um franqueado desta franquia, recebe o equipamento com estoque inicial de 150 refeições variadas. 

De início o investimento é de R $15.000,00 com faturamento médio mensal de R $6.000,00. 

Franquia Vai Voando 

Esta franquia é para o público das classes C, D e E, esta franquia atua com opções de viagens aéreas e terrestres.

Para investir nessa franquia o valor inicial é de R $12.000,00, o faturamento mensal é de R $3.000,00.

Conclusão 

De acordo com o nosso texto, toda empresa pode franquear seu negócio, mas é necessário obedecer à legislação vigente, este processo vai exigir muitas adaptações, porém o retorno é satisfatório. 

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. 

Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. 

Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Por Laís Oliveira

O post MEI: É possível abrir uma franquia, sendo microempreendedor? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui