O calendário para declarar o imposto de renda em 2021 já se iniciou, e quem trabalhou como MEI (microempreendedor individual) no ano passado pode ser obrigado a fazer a declaração para evitar penalidades.
É importante não deixar tudo para última hora, pois é preciso fazer algumas contas para saber se o MEI superou no ano passado o limite da renda tributável para isenção no qual o microempreendedor não precisa entregar a declaração.
Nesse artigo vamos falar tudo que o MEI precisa saber para ficar em dia com a Receita Federal, confira.
Quem precisa declarar o Imposto de Renda?
Os microempreendedores que não faturaram mais de 81 mil reais em 2020, o que equivale em torno de R$ 6.750,00 ao mês e que não são sócios em outra empresa, estão isentos de declarar o Imposto de Renda em 2021.
Caso o MEI possuir outras rendas, como seguro desemprego, aposentadoria ou recebimento de aluguéis, deve somar todas as fontes de rendas e verificar que o total não ultrapassou R$:28.559,70 durante o ano passado, pois caso o valor ultrapasse é necessário declarar o Imposto de Renda.
A declaração precisa estar detalhada com toda a movimentação financeira realizada durante o ano, mesmo se não houver receita.
Como Declarar o imposto de renda?
A Declaração deve ser feita com todo cuidado, pois um erro pode gerar muito transtorno para o contribuinte, por isso preparamos 05 dicas para te orientar o passo a passo nesse processo, veja;
Primeira Dica: Reúna todos os documentos necessários como RG, CPF, Comprovantes de gastos, comprovantes de rendimentos, entre outros, para fornecer para a Receita Federal.
Segunda Dica: Após baixar o programa ou aplicativo da Receita Federal, informe todos os dados pessoais e dos seus dependentes quando houver
Terceira Dica: Não pode esquecer de declarar tudo que recebeu durante o ano, como também todos os valores pagos com despesas em geral, inclusive com o dependente.
Quarta Dica: Também é preciso declarar todos os bens com ou sem dívidas, inclusive dos dependentes se houver.
Quinta Dica: No momento de enviar a declaração, é importante prestar bastante atenção se todas as informações foram preenchidas corretamente, se estiver tudo certo a declaração poderá ser enviada. Guarde todos os comprovantes das informações prestadas para a Receita Federal , em caso de uma conferência.
Prazos e Multas:
Aqueles que são obrigados a declarar devem ficar atentos ao prazo de entrega que se iniciou no dia 1º de março e vai até o dia 30 de abril. O contribuinte que enviar a sua declaração com atraso, está sujeito a uma multa de até 20% do imposto devido.
No ano passado devido a pandemia houve uma prorrogação da data de entrega das declarações de IR, porém não existe nenhuma posição oficial para o aumento do prazo para 2021. Então não deixe para última hora, e se for preciso conte com ajuda de um profissional especializado.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Por: Leandro Rocha
O post Veja como declarar o Imposto de Renda para MEI em 2021 apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui