Medidas discutidas pelo Conselho Consultivo do Setor Privado (Conex) têm foco em estrutura tarifária, agenda regulatória, financiamento às exportações e promoção comercial
O Conselho Consultivo do Setor Privado (Conex) definiu, na quarta-feira (24/3), o Plano de Trabalho 2021-2022, com medidas que reforçam e consolidam o diálogo entre o setor público e privado para apontar caminhos que levam à ampliação e ao fortalecimento da política comercial brasileira. Reunindo governo e entidades representativas, empresários, acadêmicos e entidades de defesa do consumidor, o Conex estabeleceu uma agenda de iniciativas em torno de quatro eixos temáticos: estrutura tarifária, agenda regulatória, financiamento às exportações e promoção comercial.
O objetivo central do Conex – criado pela Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Camex/ME) – é recomendar iniciativas focadas na melhoria da política comercial brasileira, identificando oportunidades concretas para o aprimoramento do comércio exterior do país. O plano de trabalho definido estabeleceu 22 pontos relevantes, como resultado de um diálogo aberto, a partir de discussões que se intensificaram em dezembro de 2020 e se aprofundaram no primeiro trimestre deste ano.
As iniciativas buscam definir um plano estratégico de estrutura tarifária para a política comercial brasileira, aprimorar o ambiente de negócios no país em relação aos temas regulatórios e de competitividade de comércio exterior; debater medidas para modernizar, fortalecer e preservar o sistema público de financiamento às exportações e investimentos; além de investir em promoção comercial para enfrentar possíveis barreiras e requisitos que dificultem a entrada de produtos brasileiros no mercado de outros países.
Durante a reunião – que contou com a participação do Ministério das Relações Exteriores e de representantes de diferentes áreas do Ministério da Economia – o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do ME, Roberto Fendt, agradeceu o comprometimento de todos os conselheiros “nesse plano inovador, que sinaliza o diálogo constante e gera resultados concretos para o desenvolvimento econômico do país, a exemplo do plano de trabalho consolidado nesta data”.
A secretária-executiva adjunta da Camex, Ana Paula Repezza, destacou que “o plano de trabalho estruturado representa o resultado de um debate qualificado, em estreita sintonia entre os setores público e privado, que conduz ao aprimoramento do comércio exterior brasileiro”.
Saiba mais
O Conex foi criado pela Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia para envolver o setor privado na elaboração de políticas públicas direcionadas ao comércio exterior e à atração de investimentos diretos, a fim de ampliar a inserção da economia brasileira no mercado internacional.
O colegiado é composto por membros da sociedade civil e pelo setor empresarial. Com duas reuniões no ano, o Conex busca aprofundar o debate em torno da maior presença do Brasil na economia global, apresentando elementos e argumentos que cooperem com o governo brasileiro na elaboração de políticas que favoreçam o comércio exterior brasileiro e a atração de investimentos.
Por Ministério da Economia
O post Governo e sociedade civil propõem plano de trabalho para ampliar e fortalecer comércio exterior apareceu primeiro em Contabilidade na TV.
Fonte: Contabilidade na TV
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui