O recurso permite que as empresas antecipem dinheiro que têm a receber e usem para necessidades do negócio

Em vez de aguardar semanas ou meses para que os clientes paguem suas faturas, a antecipação de recebíveis permite, como o próprio nome diz, que as empresas antecipem o dinheiro que têm a receber e usem ele para necessidades prementes do negócio. É uma solução que permite que os empresários transformem rapidamente as notas de vendas em capital de giro.

É especialmente interessante para empresas com prazos líquidos longos, mas com despesas operacionais contínuas ou necessidades de fundos para impulsionar o crescimento.

Para que você entenda se a antecipação de recebíveis é o melhor caminho para sua empresa, o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), elaborou este guia sobre o assunto.

O que é a antecipação de recebíveis?

Realizar vendas a prazo é uma necessidade para diversas empresas. Contudo, isso significa aguardar para ter o dinheiro da venda no caixa. A antecipação de recebíveis é uma forma de financiamento que começa depois que sua empresa fornece bens ou serviços em uma venda a prazo.

Por meio dessa operação, ela pode receber dinheiro referente a vendas a prazo, parceladas, com duplicatas, cheques e carnês antes mesmo que o cliente faça o pagamento.

Suponhamos que você tenha uma pequena fábrica de sapatos e tenha feito uma grande venda parcelada, com pagamentos em 45, 60 e 90 dias. No curto prazo, esse parcelamento resultará em poucos recursos disponíveis em caixa, podendo faltar capital de giro para pagar as despesas da empresa.

Assim, é possível recorrer à antecipação de recebíveis para obter, de uma vez só, os valores a serem pagos pelo cliente e equacionar contas e compromissos.

NAC explica tudo sobre antecipação de recebíveis

Antecipação de recebíveis ou empréstimo?

Tanto a antecipação de recebíveis quanto o empréstimo permitem que a empresa receba fundos para criar capital de giro. No entanto, eles possuem diferenças em dois pontos básicos:

  1. custos: por ser uma operação que oferece menos riscos ao credor, as taxas cobradas são menores. Em geral, é descontado um valor entre 0,5% e 5% do total das faturas adiantadas. Já no empréstimo, os riscos são maiores e, com isso, as taxas de juros também crescem — o que significa que, ao final, a empresa pode pagar um valor maior pelo que foi emprestado;
  2. burocracia: como na antecipação de recebíveis a empresa adianta um valor de uma venda que já está concretizada, os riscos de inadimplência são menores e relativos à capacidade de pagamento do cliente que fez a compra. Com isso, a avaliação do pedido é menos burocrática e mais rápida.

Qual dessas modalidades é a mais indicada, então? A escolha dependerá do momento da empresa.

A antecipação de recebíveis é um recurso rápido, que pode ser utilizado em casos de emergência. Suas vantagens são baixo custo e menor burocracia.

Já o empréstimo envolve taxas de juros mais altas e, portanto, os riscos de o empreendedor comprometer seu fluxo de caixa são maiores. Por isso, é indicado para fazer investimentos a longo prazo ou para quitar dívidas com juros ainda maiores.

Quais os benefícios da antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é indicada para proprietários de empresas que normalmente lidam com muitas faturas, precisam de fundos rapidamente e aguardam o pagamento de seus clientes.

Os usos comuns incluem:

  • obter liquidez, em dinheiro, sem assumir dívidas;
  • alimentar o crescimento dos negócios quando novas oportunidades surgem;
  • resolver problemas de capital de giro no curto prazo, equilibrando o fluxo de caixa;
  • atualizar o estoque ou comprar os materiais para projetos em andamento ou novos.

Conheça outros temas:  EconomiaEconomia CircularPropriedade IntelectualLicenciamento ambientalNovo Ensino MédioReforma Tributária , Retomada do Crescimento

Texto: Blog do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC)
Foto: Iano Andrade
Para a Agência CNI de Notícias

O post NAC explica tudo sobre antecipação de recebíveis apareceu primeiro em Contabilidade na TV.

Fonte: Contabilidade na TV
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui