Com o avanço da vacinação nos estados brasileiros é comum pensar em deixar de usar a máscara, nossa aliada na luta contra a Covid-19. Mas não é tão simples assim, a máscara ainda é de suma importância para evitar a contaminação, além do distanciamento social e do uso de álcool em gel.
Por que o uso da máscara não pode ser dispensado do Brasil?
Após tomar as duas doses da vacina, ainda é preciso esperar por pelo menos 15 dias para que ela atinja a eficácia esperada. Sabemos que nem todos os brasileiros foram vacinados e que vários só tomaram a primeira dose. Para conseguir voltar à normalidade é preciso que a vacinação avance ainda mais, pois o método de defesa da vacina consiste na incorporação de uma partícula chamada de antígeno, ele produz uma solução imunológica do corpo.
O antígeno faz com que o corpo se torne capaz de reconhecer o vírus e produzir anticorpos para combatê-lo. Se o corpo entrar em contato com o vírus futuramente, terá a memória para derrotá-lo e conseguirá enfrentá-lo de forma eficaz. Quando a pessoa toma as duas doses, estará protegida em duas semanas.
É importante lembrar que, nenhuma vacina tem 100% de eficácia; por esse motivo todos os cuidados precisam continuar sendo tomados; até que o vírus tenha sido controlado, com a vacinação da maior parte da população.
Por que alguns países dispensaram o uso de máscaras?
O avanço da vacinação mundial, fez com que vários países (Israel, Estados Unidos, França, Espanha, Nova Zelândia, China, Butão, entre outros) dispensassem o uso de máscaras em ambientes abertos, e em alguns casos as pessoas não têm mais essa obrigação nem nos ambientes fechados.
Vale ressaltar que, para alguns especialistas, essas medidas podem ser precipitadas; pois mesmo depois de vacinadas, as pessoas podem ser transmissoras do vírus.
Mesmo para as vacinas com grau de eficácia mais elevado, existe transmissão de pessoas assintomáticas e ainda existem novas variantes em circulação.
Como está a vacinação no Brasil?
A vacinação no Brasil aponta que até o dia 15 de agosto, cerca 114.867.227 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Esse número representa 54,25% da população do Brasil.
As pessoas que foram completamente imunizadas contra a Covid no Brasil (aquelas que tomaram as duas doses, ou a dose única), correspondem a 23,43% da população, com 49.622.252 imunizantes aplicados.
O post Por que é necessário usar máscara, mesmo após ter tomado a vacina? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui