O sistema foi criado tendo em vista oferecer para a população brasileira, um novo meio de efetuar pagamentos seguramente e com agilidade.
Normalmente, as transações realizadas através do Pix costumam demorar cerca de 10 segundos para serem concluídas. O sistema competitivo vêm inovando o mercado financeiro e as relações com o dinheiro no país.
Conheça o sistema Pix
O sistema de pagamentos instantâneos entrou em vigor nas instituições financeiras a pouquíssimo tempo, no dia 19 de novembro de 2020, o sistema foi integrado a diversas plataformas bancárias do país.
Atualmente, grande parte da população adotou o meio de pagamento. O sistema funciona diariamente e não possui nenhuma restrição de horário, é possível realizar transferências e pagamentos durante a madrugada.
Além disso, o limite para o número de transações realizadas diariamente é estipulado pelo seu respectivo banco. As transferências realizadas entre 20h e 6h poderão ter algum limite de valor caso seu banco determine.
Efetue saques por meio do Pix
Quase um ano depois do lançamento do novo método de pagamento, o Banco Central anunciou novas mudanças e serviços que começarão a ser oferecidos pelo sistema Pix.
Agora será possível efetuar saques através do mecanismo de pagamentos instantâneo.
Recentemente o Banco Central anunciou a nova função de saque, pensada para evitar que o usuário, ou cliente tenha que se dirigir a um banco 24 horas ou agência para efetuar o saque de dinheiro em espécie.
Basta que este encontre um estabelecimento comercial que aceite a nova função de saque via Pix.
As transações desse tipo poderão ser realizadas por meio do código QR que será disponibilizado pelo proprietário do comércio. O cliente que deseja efetuar o saque transferirá a quantia para a chave Pix do estabelecimento, no formato de QR Code e em seguida poderá receber o valor transferido em espécie.
Disponibilize o troco através do Pix
Os comerciantes também poderão usufruir das novas funções disponibilizadas pelo Banco Central. Agora com o Pix Troco, o comprador poderá efetuar pagamentos realizando transferências de quantias maiores, para assim receber o troco em espécie.
É uma das maneiras de adquirir o dinheiro físico sem ter o transtorno de se dirigir a uma unidade de saques como os bancos 24horas.
Por questões de segurança, o Banco Central liberou um valor limite para transações desta espécie, inicialmente será possível efetuar operações até R$ 500,00 diários.
Gratuidade do Pix
O Banco Central informou que as transações poderão ser taxadas pelas instituições financeiras. Às quatro primeiras operações efetuadas no mês serão gratuitas, mas a quinta poderá ser cobrada.
Somente a instituição financeira do cliente poderá efetuar a taxação do serviço, os estabelecimentos comerciais não tem autorização para realizar esse tipo de cobrança.
Como as novas funções impactarão os comerciantes
Com base nas informações disponibilizadas pelo BC, os comerciantes poderão ser recompensados em algum momento. Eles também não são obrigados a sempre oferecer as quantias em espécie, isso será regulado pelo próprio estabelecimento.
Ainda segundo o Banco Central, as novas funções poderão auxiliar na segurança dos estabelecimentos, que reduzirão as quantias em espécie encontradas no caixa.
O post Pix: realize saques e ofereça troco através do novo método de pagamento apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui