Imagem por @rawpixel.com / freepik

O Simples nacional tem direito a imunidade de ISS, ICMS e IPI na exportação?

Sim. Na apuração dos valores devidos no âmbito do Simples Nacional, a imunidade constitucional sobre alguns tributos não afeta a incidência quanto aos demais, caso em que a alíquota aplicável corresponderá ao somatório dos percentuais dos tributos não alcançados pela imunidade.

(Resolução CGSN nº 140/2018, art. 30)

Como deverá proceder o contribuinte que auferir receitas com imunidade tributária? 

O contribuinte deverá informar essas receitas destacadamente (separadamente) de modo que o aplicativo de cálculo as desconsidere da base de cálculo dos tributos objeto de imunidade. Ressalte-se, porém, que essas receitas continuam fazendo parte da base de cálculo dos demais tributos não abrangidos pela imunidade.

Os Estados e Municípios poderão adotar valores fixos mensais para fins de recolhimento de ICMS e ISS? 

Estados e Municípios, no âmbito de suas respectivas competências, poderão, independentemente da receita bruta auferida no mês pelo contribuinte, adotar valores fixos mensais para o recolhimento do ICMS e do ISS devido por Microempresa (ME) que tenha auferido receita bruta, no ano-calendário anterior, de até R$ 360.000,00.

(Resolução CGSN nº 140/2018, art. 33)

O Simples nacional se sujeita a substituição tributária subsequente de ICMS na condição de substituto tributário?

Nas operações com mercadorias sujeitas à substituição tributária subsequente, o substituto tributário optante deverá recolher à parte do Simples Nacional o ICMS devido por substituição. O ICMS próprio, por sua vez, deverá ser recolhido dentro do Simples Nacional.

(Resolução CGSN nº 140/2018, art. 5, XII)

Como deve proceder o contribuinte que aufere receitas sujeitas a substituição tributária de ICMS na condição de substituído?

Um comércio adquire produto da indústria para revenda sujeito à substituição tributária de ICMS. O ICMS devido nas operações de saída de mercadorias deste comércio já foi recolhido em etapa anterior por quem está na condição de substituto tributário. 

Assim, no aplicativo de cálculo o comércio informará revenda de mercadorias COM substituição tributária. Desta forma, o aplicativo de cálculo não gerará valor a recolher referente ao ICMS naquelas saídas.

Ao emitir sua nota fiscal usará o código de situação tributária 500 (substituído) até 03.04.2023. Declarando que o ICMS já foi retido por terceiro, e mencionando o fundamento legal.  

(Resolução CGSN nº 140/2018, art. 25, § 8, I)

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

O post Simples Nacional: Respondendo 5 Perguntas Simuladas apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui