Esse conceito da contabilidade poderá ser explicado nos parágrafos a seguir, se você busca aprender um pouco mais sobre a terminologia da contabilidade, continue a leitura e entenda agora mesmo o que é correção monetária e qual é sua diferença em relação aos juros.
Correção Monetária
Entende-se por correção monetária a adequação financeira feita no Real em relação à inflação e a outras moedas. A correção monetária é uma tentativa de remediar perda que ocorre com os reajustes.
A inflação influência na necessidade da correção monetária, trata-se da perda do valor de uma moeda.
Podemos chamar a correção monetária de atualização monetária, realiza-se a atualização com base nas taxas de juros das instituições bancárias, além disso, também utiliza-se o índice de inflação para a correção.
Por meio dessa atualização monetária é possível compensar perdas que ocorrem devido à elevação de preços e valores na economia.
Para fins didáticos, basta pensarmos no que conseguíamos comprar com R$500,00 há 10 anos, atualmente não conseguiremos adquirir as mesmas coisas ou a mesma quantidade em decorrência do aumento nos valores.
Durante as décadas de 1980 e 1990 o Brasil viveu o que foi chamado de hiperinflação, onde os produtos sofriam rápidas variações de valores, o pico ocorreu em 1990, o índice da inflação chegou a 80% ao ano.
A atualização ou correção monetária acaba sendo feita diariamente na tentativa de compensar os valores.
Atualmente essa correção é feita anualmente.
Compensação não é aumento
Ainda hoje, muitas pessoas encaram a correção monetária como um aumento no valor. O engano se dá pela má interpretação dos ajustes anuais.
Os valores corrigidos não se tratam de um aumento do poder aquisitivo da população, mas sim de uma atualização para a compensação da inflação.
A correção monetária deve ser realizada para não prejudicar o poder aquisitivo da população.
Essa compensação foi instaurada no governo em 1964, quando foi inserido o indexador conhecido como Obrigação Reajustável do Tesouro Nacional (ORTN).
Atualmente, os principais indexadores são o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e a taxa Selic.
O que são os juros?
Quando um débito encontra-se em atraso ou foi pago parceladamente os juros são acrescidos ao valor da dívida, trata-se de um valor percentual.
A correção monetária pode englobar os juros em sua compensação. Além disso, não existem outras similaridades entre elas.
Os juros são utilizados como uma forma de “punição” para quem se encontra em débito.
Em casos onde alguém ganha um processo judicial pode ocorrer a correção monetária que não significa propriamente um aumento no valor, mas os juros poderão importar já que correrão sobre o valor compensado.
Os juros podem ser cobrados sobre o valor do débito, já a atualização monetária é realizada sobre o valor total, ou seja, sobre o débito e sobre os juros.
Quem efetua o cálculo da correção monetária é o Banco Central.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
O post Entenda a diferença entre juros e correção monetária apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui