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Ter uma página em todas as redes sociais e não saber como aproveitá-las da melhor forma para sua empresa é como ter um carro super veloz e não saber conduzi-lo. É preciso entender como cada uma dessas redes é estimulada pelos usuários e usá-las para dar visibilidade ao seu negócio. Afinal, ao abrir uma rede social, é quase impossível não ser impactado por alguma campanha publicitária. Isso porque as empresas estão investindo cada vez mais nas campanhas digitais, mas ainda há muitas que se perdem no meio do caminho e no famoso e mais atual do que nunca funil de vendas.

Antes de tudo, é válido lembrar que a principal razão para se investir em um projeto assim é alcançar um retorno efetivo para a empresa. Segundo Luciano Mathias, CCO da TRIO, Hub de criação e produção de projetos audiovisuais, muitos negócios preferem investir menos em produção e mais em mídia para não ficar fora do mercado, mas, para quem busca o envolvimento e fidelidade do cliente, o caminho é outro. “A concorrência é gigante. Tudo concorre com tudo hoje, Instagram com emissoras de TV, Youtube com Tik Tok, etc. Por isso, é premissa que o conteúdo seja inovador e relevante para agregar valor e cumprir com os objetivos propostos para que a mensagem seja assimilada de forma orgânica e prazerosa. Além disso, não dá para envolver e fidelizar seu cliente com uma campanha qualquer: é necessário ter estudo, estratégia e conceito por trás”, afirma. 

O CCO da TRIO elenca 5 dicas para potencializar uma campanha audiovisual para as redes sociais e fazer você entender de uma vez por todas como colocá-las em prática: 

1. Conteúdo original e de valor

Marketing de conteúdo é a nova propaganda do considerado pai do marketing, Philip Kotler. Não adianta jogar toneladas de informações para o consumidor, que muitas vezes é irrelevante ou não tem o menor valor para ele. A disputa cresce a cada dia e o conteúdo deve ser o protagonista de tudo. Se as empresas não tiverem conteúdo original e de valor, que reflita seus propósitos e suas missões, muito provavelmente serão substituídas por outra. 

2. Gatilhos Mentais

Crie gatilhos mentais verdadeiros e realistas. Isso fortalece seu conteúdo e faz com que ele seja valorizado. Alguns exemplos de gatilhos que podemos considerar valiosos em campanhas audiovisuais são: atração, envolvimento, semelhança/comparação e gatilhos para acelerar a decisão. Com isso, a ideia é aumentar o seu prime time – o que era considerado horário nobre para a televisão, hoje na internet, é o minuto que o usuário assiste ao seu conteúdo. Quanto mais tempo seu cliente passa com você, maior as possibilidades de potencializar suas campanhas. 

3. Estratégia social de engajamento

No final das contas, quem dita tendências hoje nas redes sociais é a audiência. Engajar a audiência não quer dizer conseguir seguidores a qualquer custo, mas sim trabalhar de forma orgânica, seguindo os valores da marca de forma qualitativa. Um público engajado de forma realista é um dos maiores benefícios que as marcas podem ter na internet atualmente.

4. Disruptividade e inovação

Ser disruptivo hoje é mais uma rotina, e não uma obrigação. Busque por inovação e foque na melhoria de processos. Automatizar em vez de perder momentos preciosos de lazer é muito mais interessante do que se matar de trabalhar o tempo todo.

5. Métricas e dados como guia

Utilize métricas, análises e dados de medição como guia, e não como verdade absoluta. Nada está escrito em pedra. O filósofo Nassim Taleb comenta sobre isso em seu livro ‘Antifrágil’, dizendo que a maioria das descobertas da história foram baseadas não somente em dados, mas em tentativas de erros e acertos. Fazer testes, buscar novos caminhos, por mais estranhos e diferentes que eles pareçam, muitas vezes podem contrariar os dados, mas trazer mudanças importantes e significativas.

Fundada em 2010 como uma produtora inovadora, a TRIO atua hoje como um hub global de criação e produção de conteúdo, que concentra as três partes do audiovisual (foto, áudio e filme) em um único ponto de contato.

Luciano Mathias é criativo, CCO – Chief Creative Officer – e sócio da TRIO, onde está desde 2013. 

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Fonte: Jornal Contábil
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