O primeiro passo de qualquer ação em gestão de um negócio já em andamento, precisa ser um diagnóstico.
Se não foi possível fazer um plano de negócio prévio ou ele já empoeirado, o diagnóstico é o espelho do negócio como ele é, e sem essa fotografia, qualquer mudança é inútil. Toda empresa deve fazer um periodicamente. Conhecimento é poder!
Então, vamos lá. O que é feito em um diagnóstico de gestão estratégica?
Cada negócio é único. Mesmo que existam centenas de concorrentes. Assim, não há receita de bolo. Infelizmente? Não mesmo! Isso significa que a equipe responsável pelo seu diagnóstico vai conhecer você, sua equipe, sua empresa, seu negócio, por dentro e por fora.
Saber exatamente quais os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, e não os de sua área, mas os seus. Que só existem porque você é quem você é.
Ao final do diagnóstico você tem uma fotografia exata de como sua empresa funciona e como ela se situa nas complexas relações que um negócio tem com o mercado, seus fornecedores, seus clientes, o governo e sua equipe interna.
Você é eficiente? Seu negócio é viável?
São perguntas difíceis e as respostas nem sempre são fáceis de encarar, mas, sem elas o fracasso é iminente.
É preciso saber para poder decidir! O primeiro passo de qualquer ação em gestão de um negócio já em andamento, precisa ser um diagnóstico.
Se não foi possível fazer um plano de negócio prévio ou ele já empoeirado, o diagnóstico é o espelho do negócio como ele é, e sem essa fotografia, qualquer mudança é inútil. Toda empresa deve fazer um periodicamente pois conhecimento é poder!
Muitas empresas partem do “achismo” de sua gestão atabalhoada e nada estratégica, e já saem fazendo ações sem qualquer embasamento real. No meio do caminho descobrem que tem um incêndio muito mais importante para apagar no caminho, ou descobrem que o dinheiro gasto não está dando resultado nenhum, e vai tudo por agua abaixo…
É um desperdício… E muitas vezes custa o seu negócio. É indispensável se conhecer para que sua empresa possa corrigir os erros e planejar o futuro com segurança!
Como é desenvolvido o Diagnóstico
Embora cada trabalho seja desenhado especialmente para o cliente, como todo projeto, o desenvolvimento de uma análise se desenvolve em alguns passos, e o plano de trabalho deve englobar os quatro pontos principais:
- Levantamento dos procedimentos da empresa – Visão geral
Este levantamento terá por objetivo identificar os principais procedimentos operacionais que se relacionam com as áreas que usam o sistema de gestão, com foco na sua gestão e no uso do sistema de gestão atual, nos seguintes departamentos:
- Direção;
- Contabilidade, Fiscal e Custos;
- Financeiro;
- Compras e recebimento;
- Faturamento e expedição;
- Produção e almoxarifado;
- Tecnologia da informação.
- Levantamento dos procedimentos específicos da Contabilidade, Fiscal e Custos
É preciso saber exatamente qual a composição do custo total, muitas vezes super simplificado pelas administrações quando calculam seus preços e tomam suas decisões de gastos.
Diversas vezes o resultado surpreende ao demonstrar que nem mesmo os custos variáveis são são cobertos, mas na maioria das vezes os custos de estoque e administração revelam itens nunca considerados e que podem significar a diferença entre o sucesso e o fracasso do empreendimento.
- Matriz SWOT
Cada negócio tem os seus pontos forte, pontos fracos, ameaças e oportunidades. Mas é difícil agir sem saber quais são. A análise SWOT é fundamental para a tomada de decisões como expandir ou reduzir a operação e até mesmo mudar de área, posicionamento ou negócio.
- Elaboração do “diagnóstico da gestão de processos administrativos”
É preciso entender como a sua empresa funciona. Quais as sutilezas, quais os riscos, quais as dinâmicas entre as pessoas: equipe, diretoria, fornecedores, clientes e concorrentes. Para isso é necessário saber quais os procedimentos executados no dia a dia da empresa.
Muitas são as barreiras e fraquezas que encontramos, na parte administrativa, financeira, comercial, logística, recursos humanos, contabilidade, fiscal, tributária e marketing.
Na realidade o DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL, que é uma excelente ferramenta de gestão empresarial, vai, além de responder a tudo isto e muito mais, lhe oferecer subsídios para que você mesmo, ou com a ajuda de terceiros, seus colaboradores e algum conhecimento além de muito comprometimento, a resolver, senão todos, uma boa parte de todos os problemas que a sua empresa possa estar passando neste momento.
Ao final, você terá respondidas questões como:
- Se você receber uma fiscalização hoje, você está preparado?
- Se um colaborador seu for dispensado e entrar na Justiça do Trabalho, você está tranquilo?
- Você sabe, exatamente, qual é o seu lucro mensal?
- Você sabe, exatamente, qual a sua sobra de caixa no dia?
- Você sabe qual é o ponto de equilíbrio de sua empresa?
- Toda a documentação da sua empresa está absolutamente em ordem, tem certeza disto?
- Todas as obrigações legais estão sendo cumpridas de acordo com a legislação?
- Através do seu balanço mensal você está fazendo todas as análises financeiras e econômicas possíveis?
- Com certeza o seu controle de estoque está absolutamente em dia, não é mesmo?
- Com base nos anos anteriores você sabe exatamente quanto cresceu este ano, certo?
- Na última reunião de capacitação de seus colaboradores você foi cordial quando disse que as metas vão ter que, obrigatoriamente, serem atingidas com seus clientes?
- Qual a avaliação que os seus clientes tem da sua empresa?
Em seguida você terá condições de desenvolver um PLANO DE AÇÃO para que possa direcionar seus esforços para o futuro e garantir resultado financeiro, retorno do seu capital investido e segurança, tendo tomado decisões baseadas em dados reais!
Então, é só prosperar!
Denise de Holanda é fundadora da Holanda Empresarial, instituição que há mais de 5 anos auxilia empreendedores no processo de crescimento no mercado
Original de MaxJus
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Fonte: Jornal Contábil
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