Tudo depende, ao abrir um CNPJ o empresário precisa estar ciente de que custos fixos e variáveis viram, e cada tipo de empresa possui suas peculiaridades. A empresa mais econômica que existe atualmente é a MEI pois além de não haver taxas para a abertura ela possui um dos menores impostos, mas como nem tudo são flores ela possui suas limitações, o valor para manter uma MEI acaba ficando por menos de R$ 60 reais mensalmente (2018) por se tratar de uma empresa onde o INSS do sócio administrador já esta incluso na guia mensal do MEI, ela acaba tendo seu custo reduzido além de não ser obrigada a ter um responsável pela contabilidade o que ajuda a reduzir o custo mensal.

Cursos da área fiscal 100% online à partir de R$ 18,32 por mês, clique e conheça!

Após isso temos as empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, que possuem taxas e um custo maior para realizar a abertura, além disso estas devem recolher o INSS de pelo menos um sócio administrador e estão obrigadas a ter um responsável pela sua contabilidade o que acaba subindo os custos para se manter a empresa. Outro fato que encarece os custos e despesas de um CNPJ são os gastos com folha de pagamento.

Por isso um bom planejamento inicial é ideal para que não se tenha surpresas! Não podemos deixar de lembrar que além da folha de pagamento existem inúmeros custos, despesas, taxas e impostos que podem variar conforme a atividade da empresa, no simples nacional por exemplo há diversas formas e alíquotas para a cobrança dos impostos, caso sua empresa vá revender mercadorias também existe a necessidade da compra de um certificado digital.

O post Qual o custo mensal para abrir e manter um CNPJ? apareceu primeiro em Jornal Contábil.

Fonte: jc