Imagem por @superstocker / freepik

A maioria das pessoas parece assustada na hora de fazer um empréstimo. Muitos mitos rondam essa categoria do mercado financeiro. Contudo, é absolutamente normal temer o que não se conhece, uma vez que os brasileiros não costumam ter educação financeira prévia. Aprendem tudo na prática, o que costuma ser um erro.

Quando se precisa de um empréstimo, na maior parte dos casos é por conta das dívidas que se acumularam. E quem não está endividado nessa economia de hoje pode ser considerado um sortudo.

Até as pessoas mais inteligentes em relação ao seu capital são capazes de se confundirem e se atolam em dívidas, tendo que acabar correndo para obter uma linha de crédito. Não importa quanto dinheiro tenha, as dívidas sempre parecem maiores.

Contrariando todas as expectativas, realizar a contração de um crédito não é um bicho de sete cabeças. É verdade que existem muitas opções, diversas linhas de créditos, instituições com suas especificidades e modos diferentes como o empréstimo online ou empréstimo com garantia.

O que você deve considerar

O primeiro passo deve ser um motivo pessoal, traçar um objetivo. Pergunte-se porque decidiu buscar uma linha de crédito. Para qual finalidade será usado o dinheiro? É para viajar? Saldar as dívidas? Reformar a casa ou quem sabe investir em sua empresa? Existem diversas razões e é assim que você irá definir o tipo de empréstimo que irá fazer.

Considere também a sua situação financeira atual. Avalie se está na condição de contratar um empréstimo e pagar as parcelas sem que isso aperte ainda mais o seu orçamento. Fique atento e não deixe de contabilizar todos os custos da operação, analisando bem de perto suas contas, gastos e recebimentos.

Compare os valores e tenha certeza absoluta de que a prestação caberá na sua renda mensal. A finalidade do empréstimo é acabar com uma dívida e não se tornar outra. Se não tiver um controle, só vai arranjar mais um problema.

Pesquise todas as linhas de crédito que estão disponíveis para se fazer um empréstimo e veja qual delas se adequa à sua necessidade. A capacidade de saldar a dívida de um empréstimo também está em escolher o correto para a situação e para o seu bolso.

Precisa de muito ou pouco dinheiro? O prazo precisa ser longo, de anos, ou dá para saldar a dívida em meses? Às vezes diluir em um tempo maior pode ser vantajoso.

Veja também a respeito da instituição financeira onde pretende fazer o empréstimo.

Existem diversas, cada uma com sua especialidade, desde bancos até as chamadas fintechs – ou empresas bancárias online. Pesquise sobre elas a fundo, leia o que o público tem a dizer a respeito, vasculhe o site. Caso seja uma agência, vá até ela, conheça o local.

Linhas de Crédito

Após avaliar sua condição financeira e decidir que está pronto para fazer o empréstimo, é hora de ver qual linha de crédito se encaixa melhor nas suas necessidades.

Para conhecê-las, um bom começo é comparar as taxas de juros das modalidades. As taxas abaixo são a totalidade da variação do juros ao mês.

Empréstimo com Garantia de Imóvel – 1,32%

Empréstimo Pessoal – 6,07%

Cartão de Crédito Parcelado – 8,04%

Cartão de Crédito Rotativo – 11,07%

Cheque Especial – 12,3%

Como contratar o empréstimo ideal?

Com a tecnologia, é possível fazer diversas coisas do dia-a-dia sem nem mesmo sair de casa. Pedir um empréstimo é mais uma delas.

A maioria das instituições financeiras já se atualizaram e hoje tem no mercado as chamadas fintechs, financeiras especializadas em Internet Banking. Com ferramentas no próprio site que permitem o cliente a fazer o pedido, assim como uma simulação de quanto ficará o empréstimo, acaba sendo mais rápido e prático, já que não precisa se deslocar.

Independente de fazer o empréstimo online ou pessoalmente, na hora de pedi-lo uma documentação é necessária para que isso possa acontecer.

Essa documentação pode variar tanto de uma modalidade de empréstimo para outra, quanto de uma instituição para a outra. Contudo, apresentam um padrão.

Documentação

  • RG e CPF
  • Certidão de Nascimento, se solteiro
  • Certidão de Casamento, se casado
  • Comprovante de renda dos últimos meses
  • Comprovante de endereço dos últimos meses

Processo de contração

É fundamental conhecer todos os passos de como se faz um empréstimo antes de realmente fazê-lo, até para conseguir identificar uma fraude caso venha a acontecer.

1 – Simulação

Antes de fechar o contrato, faça uma simulação do empréstimo no site da instituição financeira escolhida. Desta forma, já terá uma estimativa de quanto irá pagar, do número de parcelas e do prazo para quitar. Lembre-se que as taxas de juros não são os únicos custos envolvidos na operação e que o Custo Efetivo Total (CET) é informado pelo banco somente na hora de assinar o contrato.

2 – Solicitação

Se tudo parecer seguro e deixar o cliente confortável, dá para solicitar a linha de crédito também pela internet ou pelo telefone. No site, é preciso preencher alguns dados como CPF, RG e telefone. Depois, basta aguardar a avaliação da empresa.

3 – Análise de crédito

Algumas das linhas de crédito possuem exigências e pedem que o perfil do crediário seja avaliado mais profundamente. Quando isso ocorre, a situação financeira do cliente e o valor solicitado são analisados para saber se há condições do mesmo saldar a dívida no futuro. Serve como uma segurança para a empresa bancária.

4 – Análise jurídica

Além da situação financeira, os documentos do beneficiário também passam por uma verificação. Caso seja um empréstimo com garantia, os documentos do imóvel ou veículo também são avaliados. Dependendo da linha de crédito, se o nome estiver negativado, o pedido de empréstimo pode ser recusado pela instituição.

5 – Assinatura do contrato

Se o cliente for aprovado, o documento de formalização do empréstimo é emitido. O contrato deve ser entregue à instituição credora. É necessário que o cliente leia-o com atenção e peça ajuda de um profissional se for preciso.

6 – Liberação do crédito

O tempo de demora da liberação do crédito na conta do crediário depende da modalidade escolhida, pois existem processos que podem demorar mais ou menos.

O post Confira o passo a passo de como fazer um empréstimo apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui