Cobrar uma dívida é inevitável, mas como fazer isso sem perder o cliente definitivamente? O principal é a atuação dentro da lei, mas existem outros métodos a serem seguidos para amenizar um momento tão delicado como esse.
Para a advogada Edijane Ceobaniuc, fundadora da Reaver Cred, existe muita cobrança ineficaz e que prejudica a empresa para além da dívida em aberto. “Diariamente, ouço de empresários que a cobrança inconsequente faz perder o cliente, e prejudica grandemente a imagem da empresa”, ela conta.
Listamos três dicas para empresas abordarem seus devedores de forma adequada:
Verifique se o método de cobrança está dentro da lei
A atuação correta de sua empresa irá determinar o futuro da jornada daquele cliente com você. “É possível respeitar todos os limites da lei e ainda ser ágil e empático”, garante a advogada.
Garanta que sua terceirizada de cobrança não irá importunar o cliente
Muitas vezes a pessoa deixa de pagar uma conta por esquecimento, falta de organização ou planejamento. Por isso, é fundamental orientar seu departamento de cobrança ou empresa terceirizada para que não importune o cliente em demasia.
Garanta um fluxo de informações entre sua empresa, a terceirizada e o cliente
A forma mais eficaz de cobrar sem perder a empatia é ter transparência nas informações. O envio de e-mails e mensagens e as ligações telefônicas também podem ser realizados em horários estratégicos. “Quando são analisadas todas essas questões, é muito mais fácil reaver um débito e ainda manter o cliente.”
O post Três dicas para cobrar melhor uma dívida apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui