Designed by @freepik / freepik

A pandemia ainda não acabou. Porém, graças à vacina, as férias de final e início de ano voltaram um pouco à normalidade, sendo possível abraçar e reunir amigos e familiares em reuniões. 

Se você irá comparecer a essas reuniões, mesmo que em viagens curtas, além de máscaras, álcool gel e um plano de vacinação completo, também existe uma série de cuidados que você deve adotar.  

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) fez uma check list para uma viagem segura. 

  1. Confira se a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está dentro da validade e sem nenhum impedimento. A pontuação pode ser consultada no site do Detran|ES aqui. Confirme também se o Licenciamento do veículo está em dia. O boleto para pagamento do Licenciamento e o CRLV eletrônico devem ser impressos no site do Detran|ES aqui.  
  2. Aproveite as facilidades proporcionadas pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde é possível ter a CNH e o CRLV no smartphone ou tablet, facilitando o porte dos documentos. 
  3. Faça a revisão do veículo: verifique as condições dos pneus, freios, equipamentos de sinalização, limpador de para-brisa, óleo do motor e abasteça o veículo.
  4. Certifique-se de que os dispositivos de segurança, como cintos, estejam disponíveis para todos os ocupantes do veículo e não só para os passageiros da frente. No caso de motociclistas, verifique as condições do capacete.
  5. Atenção especial para o transporte seguro de crianças, que devem viajar nos equipamentos adequados a cada faixa etária:
  • Bebê conforto, crianças de 0 a 1 ano – ou com peso até 13 kg;  
  • Cadeirinha, de 1 a 4 anos – ou enquanto estiverem na faixa de peso limite indicado pelo fabricante do dispositivo, geralmente entre 9 kg a 18 kg;  
  • Assento de elevação, para crianças de 4 a 7 anos e meio – enquanto estiverem na faixa de peso limite indicado pelo fabricante do dispositivo, geralmente de 15 kg a 36 kg.  
  • As crianças menores de 10 anos, que não tenham atingido 1,45m deverão ocupar o banco traseiro e utilizar equipamento de retenção adequado. 
  1. Vai levar o seu bichinho de estimação? Lembre-se, ele só pode viajar no banco traseiro e usando o equipamento adequado de retenção, cinto de segurança, grade divisória ou caixa de transporte. Não deixe o seu pet solto no veículo.  
  2. Vai levar sua prancha ou sua bike? Utilize acessórios adequados para prender de forma correta no veículo, sem ultrapassar as dimensões permitidas por lei, atrapalhar a visibilidade das placas ou luzes do carro nem comprometer a estabilidade ou a condução do automóvel.
  3. Pesquise com antecedência sobre as condições das vias. Se está passando por manutenção, se tem desvio, pare e siga. E evite viajar em horários de pico.
  4. Vai utilizar o GPS? Programe-o antes de pegar a estrada.
  5. Esteja atento ao clima. A chuva, a neblina e dias mais escuros interferem na visibilidade da estrada.
  6. Entenda os sinais do seu corpo, se alimente e se hidrate. Está cansado e sonolento? Faça uma parada em um local seguro, descanse. Se possível, faça um revezamento na direção do veículo.
  7. Obedeça à sinalização e às regras de trânsito, como os limites de velocidade.
  8. Não use o celular na condução do veículo, nem se estiver parado no sinal vermelho. Se for realmente urgente, estacione em local permitido e seguro para utilizar o aparelho.
  9. Nunca misture bebida e direção.
  10. Aproveite a viagem e as festas. Vá e volte em segurança.

O post Detran-ES dá dicas para quem vai pegar estrada neste de fim de ano apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui