Durante este ano de 2021, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por diversas mudanças. Dentre elas tivemos o período de prorrogação do prazo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em decorrência da pandemia, assim como mudanças mais profundas como uma maior validade para a CNH que agora pode chegar a 10 anos.
Calendário de renovação da CNH
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou um novo calendário para renovação da CNH a partir das datas de vencimento da Carteira de Motorista, segundo o órgão o objetivo é evitar aglomeração nos postos de atendimento para a renovação do documento.
Sendo assim, confira o novo calendário de renovação da CNH a seguir:
Mudanças na CNH
No dia 12 de abril de 2021, a Lei 14.071/20 entrou em vigor, trazendo consigo diversas mudanças para o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dentre elas a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que agora pode valer por até 10 anos caso o motorista tenha até 49 anos de idade.
Confira a seguir como ficaram os prazos de validade da CNH a partir das mudanças aplicadas este ano:
- Motoristas até 50 anos – CNH com validade de 10 anos;
- Motoristas com 50 até 70 anos – CNH com validade de 5 anos;
- Motoristas com 70 anos ou mais – CNH com validade de 3 anos.
Vale lembrar que a pontuação também mudou, a nova lei flexibiliza o número de pontos que o motorista pode ter na sua CNH no período de 12 meses. Antes, o limite era de 20 pontos em 12 meses, todavia o limite agora pode chegar até 40 pontos, mas depende da situação, confira:
- Limite de 40 pontos – Apenas se o motorista não tiver nenhuma infração gravíssima;
- Limite de 30 pontos – Apenas se o motorista tiver uma infração gravíssima;
- Limite de 20 pontos – O limite é o mesmo do atual, caso o condutor tenha duas ou mais infrações gravíssimas.
O post Lei muda prazo para renovação da CNH apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui