O Simples Nacional é um regime de tributação cuja finalidade é facilitar a vida do empreendedor, ele é direcionado para micro e pequenas empresas, as rotinas contábeis nesse regime tributário também buscam ajudar o empreendedor.
Por ser um regime tributário para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), o Simples Nacional busca facilitar a rotina desses empreendimentos, trazendo menos burocracia e tributos.
No artigo de hoje vamos te apresentar 5 rotinas contábeis que as empresas pertencentes ao Simples Nacional devem cumprir.
5 rotinas contábeis no Simples Nacional
Veja abaixo algumas das principais rotinas que as empresas do Simples Nacional devem cumprir:
- Transmissão de declarações mensais e anuais
Entre as rotinas contábeis das empresas do Simples Nacional, a transmissão de declarações mensais e anuais, fazem parte do dia a dia dessas empresas, declarações são uma parte fundamental de qualquer empresa.
Confira abaixo as declarações anuais:
- Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF): essa declaração responsável por apontar o Imposto de Renda de pessoas físicas e também jurídicas;
- Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS): essa declaração informa à Receita Federal dados econômicos, sociais e fiscais das empresas do Simples Nacional.
Confira as declarações mensais:
- Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb): essa obrigação está ligada às contribuições previdenciárias destinadas a terceiros;
- Declaração Eletrônica de Serviços (DES): essa declaração é ligada a prestação de serviços e tem como finalidade substituir o livro de registro dos serviços prestados.
- Escrituração fiscal e contábil
Quase todas as empresas do Simples Nacional devem realizar o acompanhamento de seu negócio por meio da escrituração fiscal e contábil.
Essa rotina é realizada pelos seguintes livros:
- Livro Caixa;
- Livro Registro de Inventário;
- Livro de Serviços Prestados e Tomados;
- Livro Registro de Entradas.
- Emissão de notas fiscais
Todas as empresas do Simples Nacional devem realizar a emissão de notas fiscais sempre que um serviço for prestado ou um for produto vendido.
As notas devem ser separada, como no exemplo a abaixo:
- A NFS-e é emitida por empresas prestadoras de serviços e fazem o recolhimento do ISS;
- A NF-e é para empresas que vendem produtos no comércio e recolhem ICMS.
Essa é uma das rotinas contábeis principais, então, as notas devem ser separadas e organizadas de acordo com tipo.
- eSocial
A transmissão de informações trabalhistas dos funcionários deve ser realizada através do eSocial, um sistema criado pelo governo que busca facilitar a vida do empregador brasileiro.
As empresas do Simples Nacional devem realizar o registro dos seguintes dados no eSocial:
- CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
- GPS (Guia da Previdência Social);
- MANAD (Manual Normativo de Arquivos Digitais);
- Folha de pagamento;
- LRE (livro de registro de empregados);
- CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho);
- FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
- Comunicado de dispensa (Se houver).
- Emissão e pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS)
A emissão e o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é uma das rotinas contábeis mais importantes para as empresas deste regime tributário simplificado.
O DAS engloba todos os tributos de uma empresa em uma só guia de recolhimento, portanto, emitir e pagar este documento é algo muito importante para saúde financeira do negócio.
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Fonte: Jornal Contábil
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