Imagem: receita federal / freepik / editado por Jornal Contábil

Começo do ano é o momento de se organizar para cumprir as obrigações, e a DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) 2022 já está disponível, portanto, é hora de se preparar para a entrega desta declaração anual.

A DIRF é uma declaração elaborada pela Fonte Pagadora, com a finalidade de informar à Receita Federal dados sobre os contribuintes.

Leia este artigo até o fim e se informe sobre a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte de 2022.

Qual o prazo de entrega da DIRF 2022?

A DIRF 2022 deve ser entregue até o último dia útil de fevereiro, segundo o calendário da Receita Federal essa obrigação deverá ser enviada até o fim do dia 25 do mês de fevereiro de 2022. 

Saber a data de entrega de uma obrigação é algo fundamental para evitar erros como atrasos, além de ser o primeiro passo para você como se organizar para enviar esta declaração.

Em caso de envio da DIRF com atraso, o contribuinte estará sujeito à Multa por Atraso na Entrega de Declaração (MAED).

Quem deve enviar a DIRF em 2022?

A DIRF é uma declaração elaborada pela fonte pagadora, ou seja, quem efetua pagamentos e retém imposto de renda na fonte.

Devem obrigatoriamente apresentar a DIRF em 2022 as pessoas jurídicas e físicas elencadas nos artigos 2º e 3º da Instrução Normativa RFB nº 1990, de 2020.

Quais informações devem estar presentes nesta declaração?

Segundo o site do Governo Federal, na DIRF devem ser informadas as seguintes informações:

  • Rendimentos pagos a pessoas físicas domiciliadas no País;
  • Imposto sobre a renda e contribuições retidos na fonte, dos rendimentos pagos ou creditados para seus beneficiários;
  • Pagamento, crédito, entrega, emprego ou remessa a residentes ou domiciliados no exterior;
  • Pagamentos a plano de assistência à saúde (coletivo empresarial).

Como enviar a DIRF?

Veja abaixo, de maneira simplificada, como enviar a DIRF:

  • Baixe o programa referente ao exercício da DIRF (no caso, 2022) e preencha as informações que devem ser declaradas à Receita;
  • Após preencher, grave a declaração e envie ela, utilizando o programa ReceitaNet;
  • Acompanhe o processamento da DIRF para verificar a situação.

Concluindo

Como mostramos, esta é uma declaração muito importante, então, fique atento na hora de elaborar a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte em 2022.

Organize todas as informações e principalmente, tenha atenção a data de entrega da DIRF 2022, este ano ela vai até o dia 25 deste mês.

Enviar esta declaração com atrasos pode acabar gerando multas indesejadas, então, se organize e cumpra as suas obrigações com pontualidade e sem erros.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

O post DIRF 2022 já está disponível: Saiba tudo sobre esta obrigação apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui